A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio de suas equipes de policiamento ostensivo, desenvolveu uma série de ações que finalizaram com cinco armas de fogo retiradas de circulação e prisões em flagrante.
Duas ocorrências foram registradas pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Maceió. Um dos casos ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), por volta de 7h30 na Vila Almeida, Chã da Jaqueira. Um indivíduo do sexo masculino de 26 anos foi preso com uma pistola nove milímetros contendo 12 munições.
Os policiais chegaram ao endereço a partir de uma denúncia anônima apontando onde estaria ocorrendo uma festa com venda e uso de drogas. Na chegada ao ponto indicado, o grupo dispersou ao perceber a presença policial. Um dos integrantes, foi localizado e na abordagem foi encontrada a arma da cintura. O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes.
A outra arma apreendida foi um pistola calibre 380, com numeração suprimida e 11 munições intactas, desta feita pela Força Tática do Batalhão na madrugada de domingo (23). A partir de uma denúncia anônima e com a devida autorização, os PMs encontraram o autor em um imóvel na Rua Monte Alegre, em Guaxuma. A arma estava escondida dentro da geladeira da residência. O autor, que havia apontado o esconderijo, assumiu a posse do armamento e também foi conduzido à Central de Flagrantes.
3ª CPM/I
Outro flagrante se deu no domingo no Povoado Ouricuri, em Atalaia, e foi registrado pelo Pelopes e pela equipe do Programa Força Tarefa (FT Atalaia) da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I). As guarnições realizavam patrulhamento no povoado da zona rural quando foram acionadas por moradores para uma situação de Perturbação de sossego.
O saldo apreendido foi o seguinte: um revólver calibre 38 (com 16 munições intactas); uma espingarda calibre 22 (duas munições e um cartucho do mesmo calibre); 39 gramas de maconha; uma balança de precisão; um carregador de espingarda e dois smartphones. Foram presos dois indivíduos do sexo masculino de 35 e 38 anos.
Várias pessoas estavam no local e todos foram submetidas à busca e abordagem pessoal. Com uma delas, foi encontrada uma balança de precisão e seda (utilizada para confecção de cigarro de maconha). O mesmo indivíduo admitiu possuir uma espingarda. Com a devida autorização, a arma foi encontrada escondida no quarto da residência.
O segundo autor, assumiu possuir um revólver que mantinha guardado nos fundos da casa de sua sogra. Com a autorização formal, o revólver foi localizado no quintal da residência. O autor indicou ainda onde guardava munições e maconha. Ambos os abordados foram conduzidos e apresentados com o material apreendido à Delegacia Regional de Polícia Civil em Murici para a adoção das medidas legais cabíveis.
1ª CPM/I
Mais uma ocorrência de Porte ilegal de arma de fogo foi constatada pela PM. Na noite de sábado (22) no Centro de Anadia, militares da Força Tarefa 05 da 1ª CPM/I detiveram um homem de 53 anos e apreenderam um revólver calibre 38 com cinco munições.
Durante patrulhamento durante as festividades juninas no Centro da cidade, populares informaram sobre a presença de um cidadão possivelmente armado, que estava ainda se insinuando para as mulheres que passavam por ele. O suspeito foi localizado e, ao ser abordado ainda tentou sacar a arma, porém foi contido. Ele foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde ficou preso por porte ilegal de arma de fogo e munições.