Ícone do site Sertão na Hora

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 é prorrogado

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que os estudantes da Rede Pública de Ensino que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 solicitem a isenção da taxa de inscrição. O prazo, que inicialmente se encerraria na última sexta-feira, 25 de abril, foi estendido até o dia 2 de maio. A solicitação pode ser feita diretamente na Página do Participante.

Os períodos para recursos (de 12 a 16 de maio) e a divulgação dos resultados das isenções e justificativas (22 de maio) permanecem inalterados. É importante destacar que o pedido de isenção não garante automaticamente a inscrição no Enem.

Os candidatos devem fazer a inscrição quando o período for aberto, o que está previsto para o dia 26 de maio. As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), terão direito à isenção os candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

Documentos pessoais exigidos:

Para os candidatos que foram isentos em 2024 e não compareceram à prova, será necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Para detalhes sobre os documentos necessários para justificativa da falta, os interessados devem consultar o anexo I do edital do Enem.

Rede Estadual no Enem 2024

Na Rede Estadual de Alagoas, mais de 30 mil estudantes concluintes se inscreveram no Enem 2024, representando um crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. A participação dos alunos nos dois dias de prova também subiu significativamente, com um aumento de quase 11 pontos percentuais, passando de 69,5%, em 2023, para quase 80%, em 2024.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) celebra os bons resultados de seus estudantes. De acordo com a Gerência Especial para Exames do Ensino Médio da pasta, diversos alunos conquistaram notas superiores a 900 pontos na redação.

“Estamos muito felizes em ver nossos estudantes se destacando no Enem. Com mais de 30 mil inscritos, quase todos os alunos concluintes do Ensino Médio da Rede Estadual participaram do exame, que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Isso é fruto do esforço conjunto de professores, alunos e pais”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Sair da versão mobile