O prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, visitou durante o final de semana, as obras da Creche Cria, do Programa Criança Alagoana para beneficiar 200 crianças de 0 a 4 anos. A unidade de ensino está sendo construída no município por meio do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.
Durante a visita, Ramon Camilo destacou o trabalho do governador Renan Filho e a importância da creche para o município. “Conquista por meio da parceria com o Governo do Estado, que vai colaborar diretamente com a educação de base e com o Programa CRIA”.
As obras estão avançadas, uma vez que a Creche conta com o formato de pré-fabricação. São 811,46 m² de área construída e uma área de ocupação de 891,68 m², sobre um terreno de 1.600,00 m² (40x40m).
O Programa Criança Alagoana – CRIA – é uma política pública de caráter intersetorial, estruturado a partir da integração de políticas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social e visa promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração a família e seu contexto de vida. Instituído pela Lei 7.967/2018. Seu público alvo é composto de famílias com gestantes e crianças de 0 (zero) aos 6 (seis) anos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; e as gestantes, nutrizes e crianças dos 6 (seis) aos 24 (vinte e quatro) meses em desnutrição e insegurança alimentar, nutricional e vulnerabilidade social.
O Cartão CRIA foi lançado pelo Governo do Estado como o maior programa de transferência de renda de Alagoas. Todas as gestantes que vivem em pobreza ou extrema pobreza podem solicitar o recurso, mas precisam estar inscritas no CADÚNICO – Cadastro Único. Atendendo essa exigência primordial, é preciso que elas procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município levando as seguintes documentações: RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência, caderneta da gestante ou encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) com o início do pré-natal.
As gestantes podem entrar com o pedido do benefício em qualquer fase da gestação e permanecerá recebendo o valor de R$ 150,00 até a criança, nascida desta gestação, completar 6 anos.