A Prefeitura de Santana do Ipanema realiza até o dia 27 de fevereiro, de forma intersetorial, a campanha de prevenção da gravidez na adolescência, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez nesse período.
A campanha inclui uma série de atividades como palestras em escolas, unidades de saúde, associações comunitárias e Núcleos do Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/CRAS).
Em 2024, 131 mães adolescentes deram à luz em nosso município, 15% do total de partos realizados, ressaltando a importância de ações articuladas para lidar com esse desafio.
“A gravidez nessa fase traz grandes riscos, não só para o bebê como também para a mãe, já que o corpo da adolescente ainda não está completamente apto a gerar uma criança”, destacou o enfermeiro Clivesson Roberto, reforçando que o município disponibiliza gratuitamente diversos métodos contraceptivos.
“Entre as principais dificuldades enfrentadas em uma gravidez na adolescência estão a evasão escolar, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a falta de apoio da família e em alguns casos, vulnerabilidade, violência doméstica e negligência”, afirmou a Conselheira Tutelar Giovanna Louíse. Para ela, o enfrentamento requer ações conjuntas e o Conselho Tutelar desempenha um importante papel nesse processo.
Em um vídeo informativo da campanha, o psicólogo Josimar Araújo, destaca a importância da rede de apoio e suporte e de um diálogo aberto com os adolescentes. “Busquem informações, falem com seus amigos, não tenham medo de perguntar. Estamos juntos”, afirmou Josimar.
Uma blitz educativa encerra oficialmente as ações no dia 27 de fevereiro, às 11h, na
Praça Adelson Isaac de Miranda, com a distribuição de materiais informativos e conscientização de toda a sociedade santanense.