Sertão na Hora

Primeiro bebê alagoano de 2023 nasceu no Hospital Regional do Alto Sertão

O primeiro bebê alagoano de 2023 nasceu à 00h00 do domingo (1º), no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e localizado em Delmiro Gouveia. A pequena Natalia que veio ao mundo de parto normal, pesando 4.418 quilos e medindo 54 centímetros, passa bem, segundo a equipe médica que realizou o procedimento.

A família do bebê reside no Sítio Pedra Miúda, situado no município sertanejo de Mata Grande, distante 269 km de Maceió, seguindo o trajeto pela BR-316. A mãe da criança, Maria Simone dos Santos, é dona de casa e o pai agricultor. O casal sobrevive da lavoura de subsistência, por meio do cultivo de milho e feijão.

Mãe de outros três filhos, Maria Simone dos Santos disse estar emocionada e muito feliz com o nascimento da pequena Natália. “Já são quatro filhos, mas a minha emoção é como se fosse o primeiro. Cada filho é especial. Não vejo a hora de chegar em casa como a minha fofurinha”, disse.

Segundo a diretora do HRAS, Zulmira Cordeiro, a equipe que realizou o parto adotou todas as medidas para que o procedimento ocorresse de forma humanizada. “Quando dona Simone chegou ao hospital foi acolhida por nossa equipe e passou a ser assistida para que tudo corresse bem. Graças à nossa equipe, não houve nenhuma intercorrência”, salientou.

Ainda conforme Zulmira Cordeiro, desde março do ano passado, o HRAS vem realizando partos, sempre com foco na humanização. “Trabalhamos para possibilitar que as sertanejas tenham uma experiência que possam guardar por toda a vida. O parto é um momento único na vida de uma mulher e, com uma equipe multidisciplinar preparada e dedicada, estamos conseguindo fazer a diferença na vida das sertanejas”, ressaltou a diretora do HRAS.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a Rede Hospitalar do Estado tem comprovado, ao longo dos últimos meses, a sua eficiência na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E o nascimento da pequena Natália no HRAS, mostra o trabalho dedicado e técnico realizado pelas equipes multidisciplinares que atuam seja na capital ou no interior. “A equipe que realizou o parto, os nossos parabéns pelo empenho em atender com eficiência e humanização, em plena noite de Réveillon”, salientou.

Histórico

O HRAS foi inaugurado no dia 21 de junho de 2021, recebendo investimentos da ordem de R$ 35 milhões, por meio de recursos do Tesouro Estadual. A princípio a unidade hospitalar atendia apenas pacientes acometidos pela Covid-19, disponibilizando 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 Clínicos.

Em 2022, o HRAS passou a ser porta de entrada para os casos de urgência e emergência, com a realização de procedimentos especiais invasivos e de emergência de Alta Complexidade. Para isso, a unidade conta com um Centro Cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para a realização de partos.

Atualmente a unidade conta com 140 leitos, sendo 56 de Enfermaria Adulto, 14 de Enfermaria Pediátrica, 18 de Enfermaria Obstétrica, 20 de UTI Adulto, cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI Neo), além de 27 nas Alas Verde, Amarela, Vermelha e Azul. O HRAS é referência para o município de Delmiro Gouveia, onde está localizado, além de atender moradores de Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Mata Grande e Pariconha.

Sair da versão mobile