Pró-Estrada já pavimentou mais de 800 km de vias urbanas em Alagoas

Em cinco anos, o programa contemplou aproximadamente 80% dos municípios distribuídos por todas as regiões do estado

Por Redação Agência Alagoas

01/06/2021 -

13:23h

Ascom Setrand/Arquivo

A manutenção eficiente de vias urbanas geram segurança e garantem o direito de ir e vir da população nas cidades. A pavimentação das ruas aumenta a autoestima dos moradores e auxilia na economia local, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Desde 2016, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), tem executado obras de pavimentação de vias urbanas que atingem esses propósitos com o Pró-Estrada. O programa estadual, responsável pela reconstrução e implantação de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas nos municípios, já pavimentou 850 quilômetros de ruas em todo o estado, contemplando cerca de 80% dos municípios alagoanos desde então.

As obras de pavimentação de vias urbanas promovidas pelo Pró-Estrada impactam ainda em outras áreas indiretamente, como nos serviços de limpeza urbana e na coleta de lixo. Dona Liege, moradora do bairro Barro Vermelho há mais de 30 anos, em Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió, afirma que a poeira diminuiu consideravelmente depois da chegada do Pró-Estrada. “Eu gostei muito da chegada dessas obras por aqui. Antes as ruas estavam todas cheias de buracos e com muita areia. Quando os carros passavam, piorava a situação, porque subia muita poeira na minha porta e entrava na minha casa. Agora a poeira diminuiu e a cidade está mais bonita”, disse dona Liége, que foi beneficiada pelas obras do Pró-Estrada em novembro de 2019.

IMG 20191115 110445

Ainda na região Metropolitana de Maceió, o programa beneficiou as vias urbanas em todos os municípios, com mais de 300 quilômetros de ruas pavimentadas, melhorando a vida de mais de 350 mil cidadãos alagoanos direta e indiretamente.

Já no Sertão do estado, o Pró-Estrada pavimentou cerca de 160 quilômetros em vias municipais, tendo beneficiado cerca de  50% dos municípios sertanejos, como é o caso de Piranhas, que teve 9 quilômetros de vias pavimentadas entregues em julho de 2018.

No Agreste alagoano, o Pró-Estrada levou asfalto não apenas paras as cidades, como é o caso de Igaci, Taquarana e Belém, mas esteve presente também em pequenos povoados, como na Vila São Francisco e Vila Fernandes em Arapiraca, com a pavimentação de 7 quilômetros de acesso e de ruas, interligando os povoados à cidade.

Nas regiões do Vale do Paraíba e do Mundaú, o governo de Alagoas investiu em 156 quilômetros de vias urbanas distribuídas entre 20 municípios, e nas regiões Norte e Sul, 150 quilômetros de vias urbanas foram pavimentadas pelo governo estadual.

Além da pavimentação, as obras contam com os serviços de sinalização horizontal e vertical em todos os trechos contemplados. O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destacou a importância dessa etapa da obra do Pró-Estrada para segurança dos motoristas e pedestres que utilizam diariamente as ruas de suas cidades. “A implantação de sinalização vertical, horizontal e refletiva garantem ainda mais segurança viária, além de conferir melhor dirigibilidade para os condutores dentro dos municípios durante o dia e, sobretudo, à noite”, ressaltou o secretário.

“Este é um programa que o governador Renan Filho lançou no início da gestão e que tem mudado a cara do estado de maneira geral, seja em infraestrutura viária, seja dentro das cidades. O Pró-Estrada é executado 100% com recursos estaduais e vem mudando a vida das pessoas de canto a canto, revolucionando o cenário de infraestrutura, segurança viária e mobilidade de Norte a Sul, Leste a Oeste de Alagoas”, concluiu.