Profetas das chuvas do sertão alagoano preveem um bom inverno para 2025

Previsões foram realizadas com base na observação dos fenômenos da natureza

Por Redação

24/02/2025 -

17:53h

No VII Encontro dos Profetas das Chuvas do Sertão Alagoano, realizado na última sexta-feira (21) pela Prefeitura de Santana do Ipanema, oito guardiões da sabedoria popular compartilharam as suas previsões de uma boa quadra chuvosa para 2025, trazendo esperança aos agricultores da região.

As previsões são realizadas anualmente, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com base na observação dos fenômenos da natureza como as plantas, as nuvens, os astros e o comportamento dos animais.

“Todos os profetas das chuvas são defensores da natureza, é ela que nos inspira, porque se não tiver a natureza não tem como se basear para dar uma previsão correta”, afirmou o profeta Genivaldo Vieira, conhecido como Geno.

Para Geno, a formação das nuvens, as luas de janeiro e os galhos das aroeiras indicam um bom inverno. “Com base nas barras de natal e ano novo, na lua nova de janeiro e na lua cheia de janeiro, eu tenho certeza que esse ano vai ser um grande ano. E que a chuva começa agora em março”, afirmou.

O brilho das Três Maria, as boas safras de manga, a posição dos ninhos do João de Barro e os cachos do coco ouricuri também foram fenômenos observados pelos profetas, indicando a chegada das chuvas.

Sebastião Damasceno, profeta presente desde a primeira edição do encontro, destacou a importância da sabedoria popular. “Eu aprendi com meu avô, com o meu pai. E com o passar dos anos fui aprimorando, aceitando, cuidando desse saber. Nós não somos adivinhões, somos observadores dos sinais da natureza”, afirmou.

Segundo ele, o nascimento do sol em 2 de fevereiro, a formação das nuvens e a chuva no final do dia indicam uma boa quadra chuvosa.

O prefeito Eduardo Bulhões esteve presente no encontro, reforçando o seu apoio aos agricultores e à valorização da sabedoria popular. “É com muita felicidade que eu continuo essa tradição que foi iniciada por Dr. Isnaldo, continuada pela prefeita Christiane e comigo não poderia ser diferente”, afirmou Eduardo, destacando que a agricultura será uma prioridade do seu governo.

“Prepare os tratores, Dudu, junto com o secretário Marcelo, que nós vamos ter corte, viu?”, afirmou o profeta Neném, se referindo à importância de um bom inverno para o plantio.

A programação do encontro contou com uma apresentação de Zé de Almeida e cordelistas locais, além de uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar com a distribuição de mudas de espécies nativas da caatinga.

Uma homenagem ao saudoso agricultor santanense e líder comunitário Domício Salu também foi realizada pelo prefeito Eduardo Bulhões e a ex-prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões.