Ícone do site Sertão na Hora

Profissionais do Hospital do Coração Alagoano participam do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, marcou presença no Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, realizado em Recife, Pernambuco, com a participação de oito médicos e um nutricionista da instituição. O evento foi promovido pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC/SBC) e reuniu especialistas de todo o Brasil e do exterior.

O cardiologista Felipe Fraga, representante do Hospital do Coração Alagoano no evento, destacou a importância do congresso para o compartilhamento de experiências sobre insuficiência cardíaca, transplante cardíaco e o uso de dispositivos de assistência ventricular, entre outros tratamentos.

“Tivemos palestras em diversos temas como miocardiopatias, tratamentos da insuficiência cardíaca, abordagem da insuficiência cardíaca na emergência”, relatou.

Segundo o especialista, na área de transplante cardíaco foram discutidos temas como complicações pós-transplante, indicações de transplantes, e o manejo pré, intra e pós-operatório. Também foram debatidos temas como o uso de dispositivos de assistência ventricular, utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca grave e avançada, que estão em filas de espera para transplante.

“A equipe clínica do Hospital do Coração Alagoano não apenas assistiu às palestras, mas também participou de cursos especializados oferecidos durante o congresso. Com isso, garantimos que toda a equipe multidisciplinar está preparada para atender com eficiência a população alagoana, em sintonia com as técnicas mais avançadas na área da medicina cardiológica”, salientou Felipe Braga.

Entre os cursos, destacaram-se o uso de dispositivos de assistência ventricular, como balão intra-aórtico, monitorização hemodinâmica e ECMO, ultrassom na abordagem do paciente com insuficiência cardíaca e o curso sobre suporte avançado na insuficiência cardíaca, que prepara os médicos para lidar com pacientes em estado de descompensação, seja na emergência ou em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Além disso, Felipe Braga destacou a oportunidade de a equipe do Hospital do Coração Alagoano trocar experiências com outros centros de transplantes no Brasil, como o Incor, em São Paulo, Messejana, no Ceará, e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Pernambuco.

“Compartilhamos experiências e aprendizados que nos permitirão realizar uma avaliação precisa e aplicar esses conhecimentos na população alagoana, promovendo, assim, um grande avanço e desenvolvimento da cardiologia em nosso Estado”, concluiu.

A participação no congresso reforça o compromisso do Hospital do Coração Alagoano em continuar aprimorando seus conhecimentos e práticas. Deste modo, a unidade hospitalar contribui para o avanço da cardiologia em Alagoas e proporciona tratamentos de alta qualidade aos seus pacientes.

Sair da versão mobile