Programa Salva mais Alagoas atende mais de 2.600 ocorrências em um mês de funcionamento

Iniciativa conta com uma Central de Regulação Única, que concentra em um só local as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu

Por Suely Melo - Ascom Sesau

22/04/2024 -

13:52h

Marco Antônio e Anderson Oliveira

O Programa Salva Mais Alagoas, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), atendeu em um mês de funcionamento 2.698 ocorrências. Destas, 63 foram feitas por via aérea, utilizando o helicóptero e o avião do Serviço Aeromédico.

De 14 de março, data que o programa foi lançado, a 14 de abril, o Samu Alagoas atendeu 3.255 chamados, sendo 2.210 ocorrências e 1.045 orientações. Já o CBM/AL, atendeu 488 ocorrências, que representa cerca de 40% do total de ocorrências atendidas pelo órgão desde o início da ação.

O Programa Salva Mais conta com uma Central de Regulação Única, que concentra em um só local as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu Alagoas, evitando duplicidade de ações. Mesmo com a união, os números 192 e 193 continuam existindo e podem ser acionados pela população normalmente. “Esses dados já são o resultado do serviço desenvolvido na Central de Regulação de Urgência, ambiente que integra o CBM/AL e o Samu Alagoas. Por meio desta união, a cada dia estamos melhorando o tempo-resposta e, consequentemente, a assistência a população alagoana”, disse a coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro.

Para a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, o Programa Salva Mais Alagoas é um avanço na saúde pública alagoana, porque possibilita uma melhor eficácia no atendimento. “O atendimento pré-hospitalar só ganhou com essa união entre o CBM/AL e o Samu Alagoas, com a otimização da assistência do ponto de vista físico, de recursos humanos e financeiros das unidades. O tempo-resposta dos atendimentos foi reduzido e as ocorrências estão sendo atendidas com maior agilidade e eficiência”, explicou.

De acordo com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, a integração entre os órgãos garante o fortalecimento da assistência a população. “O Salva Mais Alagoas está garantindo uma eficácia e rapidez maior nos atendimentos de urgência, evitando que duas equipes se dirijam a mesma ocorrência. Às vezes a população não sabe a diferença na hora de ligar e agora não haverá mais este problema, pois poderá ligar para o 192 ou 193 e será encaminhada à equipe correta que o caso requer”, salientou.

Constatação 

Segundo Joaquim Fernandes, o programa foi essencial para que sua vida fosse preservada. “Após um mal-estar, procurei o hospital em Delmiro Gouveia, onde fui diagnosticado com um quadro de risco cardíaco. Fui então transferido para o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, pela equipe do Samu, que enviou uma UTI Móvel. Foi um atendimento rápido, que assegurou que eu tivesse o acompanhamento adequado nessa hora”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o quanto a integração entre o CBM/AL e o Samu Alagoas é importante para dar mais agilidade e garantir o atendimento, ainda mais eficiente, aos cidadãos. “O trabalho em parceria normatiza mais um passo no Sistema Estadual de Urgência e Emergência, uma medida importante na organização estrutural e funcional para o atendimento dos alagoanos. Com isso,  garantimos um tratamento mais rápido e eficaz, o que reduz os riscos de sequelas para os pacientes e, sobretudo, salvamos mais vidas”, reforçou o titular da pasta.