Projeto Sabão Ecológico do IMA une preservação e reaproveitamento de resíduos

Receita foi desenvolvida pelo laboratório do órgão com o objetivo de tornar o processo de fabricação do sabão mais simples e seguro

Por Redação Agência Alagoas

17/05/2025 -

14:53h

Ascom IMA

Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) destaca a importância do reaproveitamento de resíduos por meio do Projeto Sabão Ecológico. Ele foi criado com o intuito de sensibilizar quanto aos impactos ambientais do descarte inadequado do óleo de cozinha, ao transformá-lo em sabão. Algo que promove a educação ambiental, bem como a sustentabilidade e a geração de renda.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o propósito de conscientizar a sociedade sobre os benefícios da reciclagem e da gestão responsável dos resíduos.

Alinhado a essa proposta, o projeto Sabão Ecológico atua em escolas, praças, empresas, associações e comunidades, especialmente por meio de parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

De forma prática e acessível, a Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA conduz oficinas educativas que ensinam como reutilizar o óleo de cozinha usado, mostrando os prejuízos ambientais do descarte incorreto e os benefícios da reutilização.

A receita do sabão ecológico foi desenvolvida por volta de 2012 pelo Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o objetivo de tornar o processo mais seguro. Pensando em evitar os riscos comuns no manuseio de produtos químicos, a fórmula foi criada para não precisar ir ao fogo.

Segundo a bióloga e assessora técnica de Educação Ambiental do IMA, Keiliane Sara, o intuito da oficina de sabão é aliar a preservação do meio ambiente à geração de renda para as comunidades, especialmente as mais carentes.

“Muitas famílias ainda descartam o óleo de cozinha usado na pia ou no quintal, o que pode contaminar o lençol freático e prejudicar o solo para o plantio. Ao ensinar a reutilização desse resíduo na produção de sabão, a oficina promove conscientização ambiental e oferece uma alternativa sustentável de renda”, afirma Sara.

Durante as oficinas, os participantes aprendem todo o processo de fabricação do sabão ecológico, recebem amostras do produto e tiram dúvidas com os técnicos do instituto. Além de contribuir diretamente para a redução de resíduos poluentes, a ação também promove uma alternativa econômica viável, incentivando a geração de renda para muitas famílias.

Ao unir conscientização, prática sustentável e inclusão social, o projeto Sabão Ecológico reforça o verdadeiro significado do Dia Mundial da Reciclagem, que é transformar resíduos em oportunidades e construir um futuro mais limpo e justo para todos.

Como solicitar a oficina

Para solicitar uma oficina do projeto Sabão Ecológico ou mesmo outros projetos da Educação Ambiental, basta acessar o Portal IMA + clicando aqui.  O interessado deve realizar o cadastro no portal e enviar um ofício formalizando o pedido.

Receita do sabão ecológico

Ingredientes

500 ml de óleo de cozinha usado e filtrado

100 ml de soda cáustica líquida diluída a 50%

10 ml de glicerina

10 ml de essência para sabão (opcional)

Modo de Preparo

Em um recipiente de plástico, misture o óleo, a glicerina e a essência (se for usar) por aproximadamente 1 minuto. Acrescente lentamente a soda cáustica líquida, mexendo com cuidado por mais 2 minutos, até que a mistura comece a engrossar.

Despeje o conteúdo em uma forma de silicone ou plástico. Aguarde 24 horas para desenformar. Após 3 dias, o sabão estará pronto para uso.

Atenção: utilize luvas e máscara durante o preparo para evitar contato com a soda cáustica. Faça o processo em local arejado.