A promessa de receber instantaneamente até R$ 2.500 de benefício do Auxílio Brasil está atraindo muitos brasileiros para um golpe. O valor chega a ser seis vezes superior à parcela de R$ 400 paga atualmente para as famílias cadastradas no programa, que recebem de acordo com calendário definido pelo Ministério da Cidadania.
São cerca de 20 mil tentativas de golpes por dia, aponta levantamento realizado pela empresa de cibersegurança PSafe.
Criminosos estão usando indevidamente o nome do programa com a promessa de transferir dinheiro para as vítimas mediante cadastro em sites, com a intenção de posteriormente roubar as informações pessoais.
Entre os dias 13 e 20 de julho, a empresa diz ter identificado 17 sites que estão utilizando indevidamente o nome do programa Auxílio Brasil para dar golpes. No período, já foram bloqueadas mais de 140 mil tentativas.
Os criminosos utilizam um método chamado de phishing, uma forma de “pescar” o usuário na internet, algo bastante comum em golpes virtuais. Segundo a empresa, alguns sites possuem botão de compartilhar, o que induz a vítima a disseminar a plataforma, colaborando para que os números de vítimas cresçam.
ENTENDA COMO FUNCIONA – Para atrair as vítimas, os criminosos usam diferentes métodos, afirma a PSafe. As abordagens ocorrem majoritariamente pelo WhatsApp, mas também é possível que cheguem via SMS ou por email.