Dados divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) apontam que foram vacinados contra a Peste Suína Clássica (PSC), até o último dia 20 de junho, mais de 69 mil animais. A meta é vacinar todo o rebanho do estado formado, aproximadamente, por mais de 116 mil suínos.
A quarta etapa da campanha de vacinação contra a PSC teve início no dia 15 de maio, e será executada até o dia 15 de julho em todo o território alagoano.
De acordo com o levantamento técnico, foram visitadas mais de 2.800 propriedades com criação de suínos em Alagoas. A vacinação, gratuita, é realizada por 63 vacinadores contratados, sem qualquer custo para o criador.
Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado, sendo Viçosa o de maior destaque em número de animais.
A campanha é uma ação público-privada e faz parte do Programa Nacional Brasil Livre da Peste Suína Clássica que tem a finalidade de erradicar e combater a PSC na zona não livre da doença.
A iniciativa conta com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), responsável pela fiscalização da vacinação.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Os principais sintomas são: febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.