A Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) divulgou, no Diário Oficial do Estado, a Resolução ARSAL nº 114, datada de 7 de novembro de 2023, que autoriza a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) a implementar um reajuste tarifário a partir de 8 de dezembro deste ano em 17 municípios, onde a Companhia fornece diretamente serviços de abastecimento de água à população.
Dessa forma, a partir de dezembro, nas cidades em que a Casal é a responsável direta pelo fornecimento de água, ou seja, onde não há participação de empresas privadas na distribuição de água, haverá um aumento nas tarifas de água para todas as categorias de consumo, incluindo residencial, comercial, industrial, pública e social. A lista completa das categorias e os respectivos valores por metro cúbico de água em cada faixa de consumo estão detalhados na publicação da Arsal no Diário Oficial.
Portanto, a tarifa para uso residencial passará a ser de R$ 6,403 por metro cúbico, para um consumo de 0 a 10 metros cúbicos. Isso resultará em uma tarifa mínima residencial de R$ 64,03 para propriedades que não possuem sistema coletivo de esgoto. Para consumos mensais acima de 10 metros cúbicos, uma tarifa diferenciada será aplicada para cada metro cúbico excedente a 10.
As cidades atendidas diretamente pela Casal e que terão reajuste nas faturas a partir de 8 de dezembro são: Arapiraca, Batalha, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Coite do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Fleixeiras, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Minador do Negrão, Olho D’água Grande, Olho D’água das Flores e São Sebastião.
A Resolução ARSAL nº 114, que pode ser consultada no Diário Oficial do Estado, traz todos os detalhes sobre esse reajuste tarifário. Clique aqui: