Em Alagoas, a Rede de Atenção às Violências (RAV), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promove o trabalho de assistência, monitoramento e prevenção das violências. No primeiro semestre deste ano, 3.220 pessoas foram realizadas ações de qualificação e sensibilização desenvolvidas pela equipe do serviço.
Entre as ações implementadas estão capacitações voltadas aos profissionais da saúde e aos colaboradores dos serviços de acolhimento e proteção às vítimas. Também foram contemplados os profissionais das portas de entrada das Salas Lilás, usuários de equipamentos públicos e representantes da sociedade civil organizada.
A gerente da RAV, enfermeira Thaylise Nunes, destacou que o serviço não apenas atua no atendimento imediato e pós-violência às vítimas, mas, também, no trabalho de prevenção e atuação permanente, voltado aos profissionais e população.
“Ofertamos capacitação e qualificação para que os trabalhadores em saúde, em toda Alagoas, tenham conhecimento acerca das formas de violência e das portas de acolhimento onde as vítimas podem buscar acolhimento. Durante as capacitações também ressaltamos a importância de um atendimento acolhedor e humanizado para as vítimas que buscam estes serviços de saúde”, frisou Thaylise Nunes.
Conforme explicou a supervisora de articulação intersetorial e monitoramento das violências, Laura Oliveira, as ações continuarão ao longo do segundo semestre.
“Nas qualificações realizadas pela RAV nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], apresentamos o serviço especializado e orientamos sobre os encaminhamentos corretos das vítimas de violência, sensibilizando para um atendimento humanizado, eficaz e não revitimizador”, completou Laura.