A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) usa as águas do Rio São Francisco para o abastecimento humano de 38 municípios das regiões Agreste, Bacia Leiteira e Sertão do Estado.
Nesta segunda-feira (4), o Velho Chico, como também é conhecido, está completando 520 anos desde a descoberta da sua foz, no município de Piaçabuçu, em Alagoas. Com 2.830 quilômetros de extensão, ele atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além de Minas Gerais, onde ele nasce na Serra da Canastra, na cidade de São Roque.
Para celebrar a data, a Casal produziu, por meio da sua Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom), um vídeo institucional onde conta um pouco da história desse rio que é considerado de integração nacional.
O audiovisual foi totalmente feito por profissionais da Ascom, que iniciou os trabalhos na cidade de Santana de Ipanema, fazendo uma gravação com o repentista Zé de Almeida, que cantou em versos o enredo do Velho Chico. Em seguida, a equipe da assessoria se descolocou até Pão de Açúcar, onde funciona a Estação de Captação de Água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, da Casal. Lá, foram capturadas as últimas imagens para a finalização do vídeo.