A Represa do João Gomes, maior obra hídrica da história de Santana do Ipanema, tornou-se o novo cartão-postal de Santana do Ipanema. Por lá, passam diariamente diversos santanenses e turistas de municípios vizinhos, seja para usufruir de um agradável banho que ela proporciona ou admirar as belezas das águas e uma vista encantadora, como o Pôr do Sol.
O novo ponto turístico do município fica a 3 km do centro da cidade. A represa é uma obra divina, com uma natureza generosa e uma beleza deslumbrante.
A obra foi projetada pelo saudoso prefeito Isnaldo Bulhões e saiu do papel com articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões. Foram investidos mais de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com contrapartida da Prefeitura. Sua construção teve início em 2021 na gestão da prefeita Christiane Bulhões.
A represa tem capacidade de armazenar 2.154.062,14 m³ de água e o objetivo é abastecer as comunidades da região, vai servir para o consumo animal, além de irrigação. A obra conta com um sistema de renovação da água, diminuindo a concentração de sal e uma tomada d’água para abastecer os carros pipas, evitando a poluição da água e mantendo a qualidade da mesma.
Durante a construção, foram gerados 300 empregos, entre diretos e indiretos, e o material da construção foi comprado na cidade, movimentando e aquecendo a economia de Santana do Ipanema.