O Rio de Janeiro foi palco, entre os dias 8 e 11 de agosto, do maior evento de turismo do Brasil, o Salão Nacional do Turismo, realizado no Riocentro. Entre os expositores de todo o país estavam os representantes da Instância da Caatinga, levando as potencialidades do sertão alagoano para o Brasil e o mundo.
Os representantes da Instância da Caatinga participaram do evento a convite do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, ao lado das outras cinco regiões turísticas do estado: Caminho das Águas, Costa dos Corais, Cânions do São Francisco, Quilombo e Agreste.
Foram apresentados ao público os atrativos turísticos dos municípios de Santana do Ipanema e Maravilha, suas culturas, histórias e riquezas gastronômicas. Licores artesanais, quebra-queixo, brigadeiro de capim santo, cocada no quengo do coco e doce de raiz de umbu conquistaram os corações dos cariocas e visitantes de todo o país.
“Estou aqui no terceiro dia desse evento maravilhoso e bem tentada a dizer que a melhor culinária que experimentei foi a de Alagoas”, declarou Lulle, natural do Mato Grosso do Sul e empresária do setor hoteleiro.
Além das experiências gastronômicas, o diretor de Turismo de Santana do Ipanema e presidente da Instância da Caatinga, Ederlan Cunha (Freed), levou para o evento a história do Cangaço em Santana do Ipanema, caracterizado de Corisco.
“Trouxemos o que há de melhor em nossa região e estamos voltando com uma bagagem riquíssima. Foram dias de muito conhecimento e troca de experiências com todo o Brasil. Recebemos turistas, agentes de viagens e empresários de diversos setores discutindo sobre o presente e o futuro do turismo em nossa região”, destacou Freed.
Para a diretora da Casa do Empreendedor de Santana do Ipanema, Daniella Vieira, as feiras de turismo têm sido vitrines muito importantes para os pequenos negócios locais.
“A inclusão desses produtos em eventos como o Salão do Turismo gera oportunidades de negócios, incentiva os pequenos empreendedores e promove o desenvolvimento econômico da nossa região”, declarou.
O evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), serviu como um importante veículo de divulgação do potencial turístico da região, abrindo portas para novos negócios e fortalecendo a identidade cultural do povo sertanejo.