Em alusão à campanha nacional pela Segurança do Paciente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta quarta-feira (30), a oficina “Qualidade Em Toda Jornada do Paciente ”.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Samu Maceió, com o objetivo de mapear os riscos em cada etapa do cuidado ao paciente e fortalecer a assistência e os cuidados com a segurança no atendimento pré-hospitalar móvel. O evento aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), na sede do Samu, em Maceió.
Profissionais de diversas Bases Descentralizadas (BDs) do interior do Estado participaram da jornada, que discutiu temas como a “Qualidade na Jornada do Paciente” — desde a ligação telefônica feita pelo cidadão, atendida pelos técnicos auxiliares de regulação médica (TARMs), até a liberação de viaturas pela Central de Regulação Unificada (CRU), por médicos reguladores de plantão.
Durante o encontro, foram promovidas atividades em grupo sobre os perigos e riscos presentes nos atendimentos diários e como preveni-los, com foco em medidas práticas como checagem de equipamentos médicos, cilindros de oxigênio e condições das ambulâncias.
A programação incluiu ainda uma mesa-redonda, onde os participantes compartilharam propostas para melhorar a qualidade dos atendimentos. A tenente-coronel e enfermeira Elaine Monteiro, coordenadora do Programa Salva Mais, destacou a importância da ação.
“A Jornada representa um marco para o fortalecimento da segurança e qualidade nos atendimentos. O Núcleo de Segurança do Paciente é uma inovação no Samu de Alagoas, contribuindo diretamente para que Samu, Bombeiros, Departamento Estadual de Aviação (DEA) e Sesau atuem de forma integrada e segura em prol da população”, disse Elaine.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, também ressaltou o papel do NSP. “O Núcleo tem sido essencial para revisar e aprimorar fluxos internos, otimizando a qualidade dos atendimentos prestados diariamente em todo o Estado, com foco na segurança do paciente e da equipe”.
Para a coordenadora da BD de Maragogi, Elaine Lima do Nascimento, a Jornada foi essencial. “A vida profissional exige constante atualização, e os temas discutidos aqui foram bastante produtivos e relevantes. Saio com mais conhecimento e disposição para aplicar o que aprendi”.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a responsabilidade coletiva com a segurança do atendimento. “As ações de melhoria da qualidade e da segurança devem ser rotina em todas as unidades de saúde. Eventos como este reforçam o compromisso do Estado em oferecer um cuidado mais seguro e humano à população”.