Samu registra mais de 27 mil orientações médicas em 2023

Esse tipo de atendimento tem contribuído efetivamente para salvar vidas

Por Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

12/01/2024 -

12:39h

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou 27.763 orientações médicas em 2023, o que representa aproximadamente 76 casos por dia. Esse tipo de atendimento, realizado pelo 192, tem contribuído, efetivamente, para salvar vidas, especialmente nos casos de engasgos, queimaduras, crises convulsivas, entre outras urgências e emergências. Os dados são referentes às duas Centrais do Samu, em Maceió e Arapiraca, que abrangem todo o território alagoano.

De acordo com o coordenador médico do Samu, Adriano Belo, em 2022, 1.194 pessoas que sofreram com convulsão foram atendidas pelo serviço. Já em 2023, o número desses atendimentos passou para 1.199. “A orientação médica algumas vezes, é mais indicada em diversos atendimentos e um deles é a convulsão. Neste tipo de atendimento é mais importante a orientação telefônica do que uma equipe se deslocar para o local da cena da vítima, isso porque uma crise epiléptica, por exemplo, demora entre 5 a 15 minutos”, explicou o médico.

A principal orientação às pessoas ou familiares que presenciam uma crise epiléptica é proteger a cabeça da pessoa para que ela não machuque no chão ou em algo pontiagudo que possa resultar numa segunda situação clínica. Muitas vezes as crises de epilepsia ocorrem porque o paciente deixa de tomar a medicação, podendo acelerar o processo de crises mais frequentes, por isso a importância de tomar os medicamentos regularmente.

Deixar a pessoa em um local confortável, como uma cama, por exemplo, é o ideal. A cabeça deve ser sempre colocada para o lado para evitar o engasgo com saliva, mas, se isso não for possível, a pessoa que estiver próxima, pode ter todos esses cuidados no chão ou em outro local. “O mais importante nesse momento é ter esses cuidados e ligar imediatamente para o Samu para receber mais orientações adequadas”, recomendou, Adriano Belo.

Febre em crianças

Outro tipo de orientação médica muito comum para o Samu é a convulsão por temperatura alta do corpo, principalmente em crianças, entre seis meses a cinco anos. Este tipo de febre deixa muitos pais desesperados quando sentem que a criança começa a ficar inconsciente.

Adriano Belo explica que a temperatura ideal do corpo, seja criança ou adulto, é entre 36,5 a 37,5 graus. Temperatura mais alta já sé considerada febre, e nesses casos, a pessoa deve ligar para o 192 para receber as orientações necessárias ou solicitar a presença de uma equipe com ambulância para transporta-la para uma unidade hospitalar, caso seja necessário.

Outros atendimentos em 2023

Os dados estatísticos do Samu em 2023 indicam também que ocorreram 19.594 atendimentos de casos clínicos, que englobam as ocorrências como crise hipertensiva, dores diversas, mal-estar, entre outras. Um dos principais atendimentos nesses casos é para pacientes com ocorrências de vômitos e diarreias.

“Os casos de atendimento obstétrico, que englobam partos e atendimento em crianças menores de um ano, também foram significativos. Durante todo ano foram 1.879 registros. Para atendimentos a crianças menores de um ano, o Samu dispõe do Serviço Neonatal, que fica disponível uma incubadora portátil que serve transporte com cilindro de oxigênio e outros equipamentos, além de medicamentos específicos, junto com uma ambulância exclusiva para realizar o serviço, com um profissional médico especializado, o neonatologista”, explicou o médico coordenador do Samu.

Os dados estatísticos também indicam que o número de atendimentos do caso clínico “queda da própria altura” vem aumentando consideravelmente, devido ao envelhecimento da população. Nestes casos, o médico alerta sobre a necessidade da família de pessoas idosas tomarem alguns cuidados, como adequar banheiros e outros ambientes da casa com piso antiaderente e corrimão para casas que tenham um segundo pavimento.

A coordenadora geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana faz um alerta destacando que é necessário que a população saiba a diferença dos serviços do Samu e do Corpo de Bombeiros. “Muitas vezes, em uma ocorrência, vão as duas instituições e isso não é necessário”, disse.

Quando devo chamar o SAMU – 192

 

-Dores no peito de aparecimento súbito

-Crise convulsiva (ataques, convulsão)

-Em situações de Intoxicação ou envenenamento

-Queimaduras

-Trabalho de parto com situação de risco

-Perda de consciência (desmaio)

-Falta de ar

-Queda acidental (em casa e na rua)

-Sangramento com hemorragia

-Crise hipertensiva

-Acidentes de trânsito

Quando devo chamar o Corpo de Bombeiros – 193

-Incêndio

-Acidentes de trânsito com pessoas presas em ferragens

-Tentativa de suicídio em local de difícil acesso

-Salvamento aquático

-Vítima presa em altura ou regiões profundas

-Desabamentos

-Deslizamento de barreiras

-Vazamento de gás

-Pessoas perdidas em matas ou montanhas

-Vítimas presas em locais de difícil acesso

-Acidentes com produtos perigosos