Sertão na Hora

Santana está pronta pra receber a vacina da Pfizer contra Covid-19

O município de Santana do Ipanema está preparado pra receber as vacinas Comirnaty, desenvolvidas pela Pfizer em parceria com a BioNTeche, que possui uma diferença quanto ao armazenamento e conservação das doses em relação a CoronaVac e a AstraZeneca.

Nesta sexta-feira (11), os secretários de Governo, Renilde Bulhões e de Saúde, Ricardo Rosa, junto de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, receberam a visita da equipe técnica do Programa Estadual de Imunização, os quais vieram ao município para verificar se o município está preparado e com estrutura física para armazenamento, conservação e recursos humanos para administração da vacina.

Eles puderam confirmar que Santana dispõe de câmaras frias de refrigeração, equipe fixa para vacinação, plano de contingência da rede de frio municipal e salas climatizadas para administração das doses.

Na próxima semana, Santana deve receber os imunizantes e iniciar a vacinação imediatamente no público prioritário orientados pelo Plano Nacional de Vacinação.

Os imunobiológicos produzidos no Brasil podem ser acondicionados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, com a validade da CoronaVac chegando a 12 meses, a partir da data de fabricação, e a AstraZeneca sendo de até seis meses, a partir da data de fabricação.

Para manter o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, a vacina da Pfizer precisa estar congelada e acondicionada em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C à -60°C. Dessa forma, o imunizante da Pfizer pode ser administrado em até seis meses.

Assim como as outras duas vacinas contra a Covid-19, para se ter a imunidade completa com a Pfizer é preciso aplicar duas doses, em um intervalo de 12 semanas, equivalente a 84 dias.

Sair da versão mobile