Seagri e Sedics apresentam estrutura para a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Evento acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping

Por Tatiane Bastos e Livia Leão / Ascom Seagri e Sedics

22/11/2024 -

17:32h

João Brito / Ascom Seagri

As Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), por meio da secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizaram, nesta quinta-feira (21), a apresentação da estrutura da 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária para os parceiros do setor produtivo.

A feira, que terá início no dia 29/11 e segue até 01/12, no estacionamento do Maceió Shopping, contará com 50 estandes de cooperativas, associações e empreendimentos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, como o artesanato, catadores e bancos comunitários, além de estandes institucionais. A adesão dos participantes no evento foi realizada através de chamamento público da Unicafes Alagoas.

A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, esteve presente na divulgação das estratégias de comunicação e logística da feira. Ela ressaltou a importância do evento no acesso a mercados para os produtores rurais, valorizando os produtos da agricultura familiar alagoana.

“Essa feira está sendo realizada com muitos parceiros que estão inseridos na realidade da agricultura familiar alagoana. Ela também integra um circuito de feiras que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e econômico do Nordeste, gerando trabalho e renda para a população local. É uma iniciativa abrangente que busca transformar a realidade da agricultura familiar no Nordeste”, esclareceu Aline Rodrigues.

Para a secretária Alice Beltrão, a feira é uma oportunidade para apresentação das produções do estado aos alagoanos e turistas. “A feira é uma forma de aproximar os produtos das cooperativas ao mercado, gerando oportunidades de negócios que impulsionam o desenvolvimento social e econômico do estado. Também é uma forma de reforçar o papel do cooperativismo na promoção da inclusão social e da valorização dos produtos locais, estimulando o empreendedorismo rural e ampliando a visibilidade dos produtos das cooperativas”, destacou.

Também participaram da reunião de apresentação da feira os representantes do MDA, da Unicafes Alagoas, da Caixa Econômica Federal, da Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater Alagoas), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), do Conselho de Economia Solidária e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL).

Sobre a feira

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo de Alagoas em parceria com a Unicafes Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste. A iniciativa faz parte do Circuito Nordestino, formado por feiras realizadas em todos os estados da região.

A realização da feira também conta com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), com apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), do Maceió Shopping e do Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal.