A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, se reuniu nesta terça-feira (29) com o governador Paulo Dantas e o Instituto Natura para apresentar proposta de criação e implementação da Política Estadual de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
O encontro contou com a presença da secretária da executiva Semudh, Dilma Pinheiro, e da chefe de Gabinete Mônica Sarmento, além da superintendente do Instituto Natura, Maria Slemenson, e da líder de Direitos da Mulher, Beatriz Accioly.
O projeto, elaborado pelo Instituto Natura em parceria com a Semudh, pretende fortalecer a articulação entre órgãos de atendimento a fim de melhorar o fluxo de informações e estabelecer indicadores de monitoramento, além de garantir um acolhimento mais eficiente e humanizado às mulheres vítimas de violência.
A proposta apresentada também integra a criação da REDE (Resposta Estadual de Direitos e Enfrentamento às Violências contra Mulheres), e conta com um modelo de atuação que prevê, entre outras ações, a gestão e monitoramento de dados, bem como a mobilização social e capacitação contínua de profissionais.
Para a superintendente da Natura, Maria Slemenson, a nova iniciativa reforça o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento às violências. “Essa iniciativa propõe um trabalho de forma articulada entre as secretarias de Estado além da Semudh. Assim, com um trabalho integrado poderemos alcançar um atendimento e um acolhimento mais humanizado, reduzindo a revitimização e, consequentemente reduzindo os feminicídios”, explicou.
De acordo com a secretária Maria Silva, a elaboração Política Estadual para Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência é mais uma ferramenta de assistência às alagoanas. “Junto com o Instituto Natura tivemos o cuidado de manter um olhar atento para as questões mais sensíveis no atendimento a essas mulheres, nos preocupando, principalmente, com a revitimização, notificação de denúncias e conscientização. Com essa nova política, Alagoas pode ser o primeiro estado a garantir um atendimento multidisciplinar para as mulheres em situação de violência”, afirmou.
Parceria
O Instituto Natura é parceiro do Estado desde 2021, com o Programa Acolhe, que oferece abrigos temporários para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e que estão em situação de risco. O instituto também é um parceiro técnico para a qualificação de políticas estaduais.