Secretaria de Planejamento lança novo manual de nível de carreiras no Estado

Padronização traz mais clareza aos servidores e eficiência aos setores de gestão de pessoas

Por Beatriz Caroline (Sob supervisão) / Ascom Seplag

23/05/2025 -

18:56h

Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

O Governo de Alagoas lançou esta semana o novo manual de reestruturação de ID Nível das Carreiras do Estado. O documento padroniza a identificação da posição funcional dos servidores na folha de pagamento do Estado, contribuindo para o funcionamento dos setores de Recursos Humanos (RH) e fortalecendo o acesso à informação dos servidores do Estado.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Folha de Pagamento (SGFP) e pela Superintendência de Política de Gestão para Pessoas (SUPGP), setores da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o documento é formado por critérios objetivos como carreira, escolaridade, regime, quadro, nível, classe e carga horária. Com a padronização, foi oferecida simplificação para a consulta e maior clareza para os profissionais de recursos humanos e demais servidores do Estado.

“O  manual é uma resposta técnica estratégica à série de reestruturações de carreira realizadas entre 2021 e 2022, garantindo organização, segurança e padronização nas informações que impactam diretamente os servidores”, afirma Ricardo Venceslau, superintendente de gestão da folha de pagamento.

Com a nova estrutura, os setores de RH de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual ganham um sistema mais otimizado de identificação de carreira, promovendo mais eficiência e agilidade nos processos. Já para os servidores, o documento atua como guia de posicionamento de carreira, facilitando o entendimento sobre os próprios dados funcionais.

“Agora, cada servidor consegue entender exatamente como está posicionado na carreira, tudo isso refletido de maneira padronizada na folha. Isso fortalece o acesso à informação, dá mais segurança sobre os próprios direitos e amplia a compreensão sobre os critérios de progressão e desenvolvimento dentro do serviço público”, reforçou Onildo Canuto, superintendente de política e gestão para pessoas.

Além disso, os gestores de recursos humanos passam a contar com uma ferramenta que torna mais simples a obtenção e interpretação das informações do corpo técnico, contribuindo para uma gestão de pessoas mais transparente, assertiva e alinhada às políticas públicas do Estado.

“Com o novo ID Nível das Carreiras, damos mais um passo rumo a uma administração pública mais eficiente, transparente e orientada por dados. É uma ferramenta que beneficia não apenas os setores de RH, mas, sobretudo, o servidor, que passa a ter mais clareza sobre sua trajetória funcional e sobre as possibilidades de desenvolvimento dentro do serviço público”, destacou Júlia Casado, secretária Especial de Gestão e Patrimônio da Seplag.