Secretaria de Saúde participa de sessão especial na ALE sobre a campanha Outubro Rosa

Encontro contou com a participação de especialistas e de representantes da sociedade civil

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau

15/10/2024 -

17:26h

Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou de uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) sobre o Outubro Rosa, mês dedicado a intensificar o debate em torno da conscientização e prevenção do câncer de mama. O encontro, realizado nesta segunda-feira (14), foi proposto pela deputada estadual Fátima Canuto (MDB), e contou com a participação de especialistas no tema e de representantes da sociedade civil.

Durante a sessão foram discutidas a regulamentação e a efetivação das leis estaduais que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos. A coordenadora médica de Oncologia da Sesau, Rafaella Toledo, representou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e destacou o protagonismo da Sesau e do governo Paulo Dantas na busca por garantir assistência adequada às pessoas com câncer.

“Em outubro de 2023, tínhamos uma demanda reprimida de quase 400 pacientes sem acesso ao atendimento oncológico. Foi aí que a secretaria de Saúde do Estado atuou para resolver essa situação. Nesse contexto, surgiu o Plano Emergencial da Oncologia do Estado. Um ano depois, temos mais de 2 mil pacientes atendidos e quase 200 cirurgias realizadas, e o mais importante, com uma média de 25 dias entre o atendimento inicial e a cirurgia, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde”, disse Rafaella Toledo.

A coordenadora de Oncologia da Sesau também ressaltou o comprometimento da equipe multidisciplinar que executou o Plano Emergencial da Oncologia do Estado, além dos avanços que virão. “Com o êxito da iniciativa e a grande sensibilidade do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, daremos continuidade, e o plano que era emergencial está se tornando o Plano Estadual da Oncologia. Com isso, inicia-se um novo capítulo da oncologia no estado de Alagoas”, afirmou Rafaella Toledo.

A deputada Fátima Canuto chamou atenção para a relevância do tema, e afirmou que a ALE tem buscado ajudar na criação de políticas públicas voltadas à oncologia em Alagoas. “Estou discutindo aqui na Assembleia Legislativa a importância da detecção precoce do câncer de mama, a importância do início do tratamento em tempo hábil e tolerância zero ao câncer metastático”, afirmou a parlamentar.

Plano Emergencial de Oncologia

O Plano Emergencial de Oncologia recebeu mais de R$ 2,5 milhões de investimento do governo Paulo Dantas. A iniciativa tem ajudado a salvar vidas, a zerar a fila de espera para procedimentos cirúrgicos, além de garantir atendimentos mais eficientes aos pacientes com câncer no estado. A iniciativa cobre desde a primeira consulta até exames e cirurgias.

A Sesau também inaugurou ambulatórios oncológicos na Clínica da Família do Benedito Bentes, no Hospital da Mulher (HM) e no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), descentralizando os atendimentos e garantindo assistência adequada.

Mamografias no Hospital da Mulher

Rafaella Toledo destacou, ainda, a facilidade para a realização de exames de mamografia pela Rede Estadual de Saúde. Vale lembrar que as mulheres alagoanas podem fazer o procedimento no Hospital da Mulher, no bairro Poço, em Maceió, sem a necessidade de agendamento prévio. Basta procurar a unidade hospitalar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com o CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS e a solicitação médica.