O secretário executivo da Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, representou Alagoas no 22º Fórum Nordeste da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto, vinculado ao Consórcio Nordeste. A iniciativa ocorreu nesta quinta (13) e sexta-feira (14), reunindo representantes das Secretarias de Agricultura da região Nordeste em São Luís, no Maranhão.
O encontro foi realizado para debater a necessidade de assistência técnica unificada e as expectativas dos estados da região com a proposta de criação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (SuAter).
O Nordeste concentra cerca de 14 milhões de agricultores familiares, chegando a um percentual de 47,8% de todo o País, de acordo com o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). O estudo foi realizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
“Conseguimos discutir a necessidade de melhorias na assistência técnica no campo. Tivemos a participação do Governo Federal, devido à criação do sistema único que está sendo desenhado. É importante debater de forma conjunta o planejamento e alinhamento de como o SuAter vai atuar, sobretudo com a região Nordeste, que concentra quase 50% da produção da agricultura familiar de todo o Brasil”, explica o secretário executivo Ronaldo Targino.
Durante o fórum, também foi realizada a reunião extraordinária da Câmara Temática da Agricultura Familiar.
A 22ª edição do fórum foi realizada em parceria entre a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA.