As Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Fazenda (Sefaz) estiveram reunidas com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (01), para discutir a construção participativa de metodologia para produção de dados agropecuários de Alagoas.
Após a reunião, foi criado um grupo de trabalho que será responsável por consolidar uma base de dados agropecuários com uma metodologia mais sólida e transparente, com estudos e levantamento de informações sobre a agricultura e pecuária do estado.
“A maioria dos municípios alagoanos é de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes e a agricultura tem uma forte importância na geração de emprego e renda. Os dados consolidados possibilitam um melhor planejamento e aplicação de políticas públicas que impactam diretamente no desenvolvimento das cidades, promovendo sustentabilidade ambiental, social e econômica”, explica a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
O chefe da seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE em Alagoas, Wanderson Azevedo, ressalta que já existe uma integração entre o Governo de Alagoas e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “A perspectiva é de que essa integração seja ainda maior na divulgação anual futura; A gente precisa desse espaço para conseguir tratar com mais qualidade as informações fornecidas, que dependem dos nossos parceiros”, atenta o pesquisador.
A reunião também contou com a presença dos órgãos vinculados à Seagri, o Instituto para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), além da presença de representante do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral/Ceasa).