O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou, mais uma vez, o pedido para que todos os alagoanos concluam seus esquemas vacinais que estão atrasados. Em entrevista à TV Pajuçara, nesta segunda-feira (24), o gestor afirmou que muitos idosos não têm ido tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, por acreditar em fake news (notícias falsas que circulam pela internet).
“Precisamos da colaboração da população neste momento para que possamos aumentar o número de pessoas vacinadas. Quem ainda não tomou a primeira dose, que tome. Que as pessoas fechem seus esquemas vacinais, principalmente, os idosos, que tomaram duas doses no começo do ano passado e muitos estão desistindo da terceira, por acreditar em fake news. O momento é de alerta”, disse Alexandre Ayres.
Vacinação das Crianças – Durante a entrevista, Ayres destacou que além do atraso na conclusão do esquema vacinal dos idosos, alguns pais estão relutantes em levar seus filhos para se imunizarem, por também acreditarem na circulação das falsas notícias. O secretário esclareceu que as vacinas dadas para as crianças, são produzidas exclusivamente para elas e são testadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Nos preocupa a baixa adesão na vacinação das crianças. Temos observado e dialogado com os secretários municipais de saúde e as pessoas continuam muito receosas para vacinar os seus filhos, mas, queria deixar esse recado, esse pedido, para dizer que, a partir de 5 anos de idade, todas as crianças se vacinam com uma constância maior com outras vacinas já conhecidas. Com a Covid-19 não é diferente. Entre vacinar o seu filho e ele ter uma pequena febre a noite e você correr o risco que ele possa ter um agravamento na doença, eu ficaria com a primeira opção”, salientou o gestor.
Ayres ainda destacou que após reuniões com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), os municípios alagoanos têm acelerado a vacinação, fazendo Alagoas avançar nos números de imunizados. “Queria destacar que, após o nosso diálogo com os municípios, tanto eu, como o governador, Renan Filho, os municípios aceleraram a vacinação e os números em Alagoas melhoraram. E replicando o que está acontecendo em outros estados e até outros países, que passaram por uma pressão maior da doença antes da gente, e temos observado que sobe a internação hospitalar, mas, não sobe tanto o número de óbitos. Essa é a nossa expectativa no Estado”, disse Ayres.