A formação continuada “Metodologias Didáticas para os Cursos Técnicos de Organização de Eventos e Agenciamento Turístico” terá início neste sábado (29). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA-UFAL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O primeiro encontro será realizado das 9h às 12h, via Google Meet.
A capacitação faz parte do projeto Formação Educacional Estruturada (FEE) e é destinada a professores da Formação Inicial e Continuada (FIC), modalidade vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso, com carga horária de 80 horas, ocorrerá de março a agosto.
Com um formato EAD, contará com encontros síncronos (simultâneos) que acontecerão uma vez por mês, no último sábado, via Google Meet. As atividades remotas serão disponibilizadas no Google Sala de Aula, de forma assíncrona (não simultânea).
Segundo Dirlene Monte, gerente especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, a formação já conta com mais de 100 professores inscritos. A capacitação está aberta a todos os docentes dos cursos FIC da Rede Estadual de Ensino. As inscrições estarão abertas até a abertura do curso, podendo ser feitas pelo link: https://forms.gle/4N6bgNo1bpmLo71U8.
Parceria com a Ufal
Segundo Dirlene, desde 2023, a Seduc mantém uma parceria com a ETA para oferecer cursos profissionalizantes aos alunos da EJA. “No entanto, ainda não tínhamos nenhuma iniciativa que apoiasse diretamente o trabalho dos nossos professores”, pontua.
A gerente destaca que já existiam diversos materiais físicos para auxiliar os docentes, como o caderno de cursos e o caderno de referência para as ênfases. “Mas precisávamos também de uma formação específica para os professores, garantindo que todo esse material fosse aplicado de forma prática, com o suporte de uma equipe especializada em cursos profissionalizantes”, explica.
“A expectativa da Seduc é que essa formação seja enriquecedora e prazerosa para toda a equipe. Após tanto tempo de preparação para essa oferta, esperamos que os professores se sintam contemplados e participem ativamente”, conclui Dirlene.
Educação Profissional para Jovens e Adultos
A legislação nacional permite que cada Estado desenvolva seu próprio modelo de educação profissional para a EJA. Em Alagoas, essa política é implementada por meio dos cursos FIC, nos quais os alunos conciliam a formação profissional com os conteúdos da Formação Geral Básica. Esse modelo reforça a ideia de que é possível continuar os estudos enquanto se prepara para ingressar no mercado de trabalho.
Para saber mais sobre as políticas de Educação para Jovens e Adultos em Alagoas, acesse: https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/eja-modular. No site, estão disponíveis todas as informações sobre a organização do ensino básico e profissionalizante nesse formato.