Representantes da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) estiveram em Singapura nesta semana, de 14 a 18, para conhecer as políticas inovadoras e tecnologias que impulsionam o desenvolvimento do país. O objetivo foi identificar práticas bem-sucedidas que possam ser adaptadas ao contexto alagoano, visando aprimorar os serviços públicos e promover avanços no estado.
Durante a missão, a equipe de Alagoas visitou empresas de tecnologia e instituições nacionais e internacionais, entre elas, a sede da Interpol em Singapura, a Embaixada do Brasil e a “Civil Service College”, Escola de Governo do país, onde também foram apresentados projetos da Escola Alagoana.
A comitiva também conheceu a “Housing Development Board” (HDB), responsável por fornecer moradia para os cidadãos de Singapura, e a “Singapore City Gallery”, importante centro histórico que mapeia a evolução e o planejamento urbano do país ao longo das últimas seis décadas, destacando o gerenciamento de recursos como água e energia.
O superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Malta, e o assessor de projetos estratégicos, Matheus Leite, foram os representantes da Secretaria da Fazenda na comitiva. Ao falar sobre as diversas boas práticas do país, Marcelo ressaltou o alto nível de capacitação dos servidores públicos, destacando a importância de uma Escola de Governo dedicada ao desenvolvimento de políticas focadas nos cidadãos.
“Fazendo um paralelo com o Governo de Alagoas, conseguimos identificar um caminho que já está sendo percorrido. Estamos revitalizando a Escola de Governo, investindo em uma plataforma de governo eletrônico para integrar serviços aos cidadãos, além de implantar políticas de infraestrutura que posicionam nosso estado como um polo apto a receber indústrias, impulsionar o turismo e oferecer serviços especializados”, destacou.
Matheus ressaltou que a oportunidade de visitar um país pioneiro em diversas áreas dentro da inovação é um marco extremamente importante para a Sefaz. “Podemos aprender muito com as soluções que eles aplicaram, adaptando-as à nossa realidade. O objetivo sempre vai ser um só: melhorar nossa oferta de serviços públicos à população.”
A delegação de Alagoas foi liderada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio operacional do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP).