A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) realizou nessa segunda-feira (4) mais uma ação do programa Contribuinte Arretado. O encontro ocorreu na sede da secretaria, localizada no Centro de Maceió, e reuniu representantes de entidades e sindicatos da sociedade civil contributiva.
Entre os temas abordados, destacaram-se o atendimento Nise, o sistema de rating e as ações de autorregularização, incluindo notificações para contribuintes com valores declarados e não recolhidos ou com pendências na malha fiscal. Além disso, foi apresentado um plano com medidas mais restritivas direcionadas a contribuintes inadimplentes.
A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, ressaltou que a iniciativa facilita ainda mais a comunicação entre a Sefaz e os contribuintes, promovendo um ambiente de colaboração.
“Esse encontro permite um diálogo direto com os diversos setores econômicos de Alagoas, fortalecendo a parceria entre a secretaria, os profissionais da área e os contribuintes. Estamos aqui para alinhar estratégias de melhorias para facilitar o dia a dia do contribuinte, simplificando processos e incentivando a regularidade fiscal”, disse.
O coordenador da Comissão do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e presidente da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, destacou a importância da reunião para a classe contábil.
“Discutimos demandas relevantes que impactam diretamente a vida dos contadores e dos contribuintes. Além disso, a Sefaz esclareceu dúvidas para que possamos repassar as informações aos demais profissionais da classe”, disse.
O evento contou também com a presença do secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, de gestores da receita, de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), da Associação dos Tributaristas de Alagoas (Atrial), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato dos Hotéis, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL) e do Sindicato dos Contadores.