Segurança Pública de Alagoas participa de Curso de Plano de Gestão de Crise, na Bahia

Evento capacitará 65 alunos das forças de segurança do estado da Bahia e do Pará

Por Vanessa Siqueira / Ascom SSP

21/10/2024 -

17:22h

Ascom SSP

Militares alagoanos, integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas, participam como instrutores da 4ª edição do Curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança e Cidades, que ocorre até a próxima sexta-feira (25) no município baiano de Eunápolis. A capacitação é realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O curso é ministrado por agentes das forças de segurança especialistas em gestão de crises de diversos estados e vai capacitar 65 alunos, entre policiais civis, militares e penais, além de integrantes da Guarda Municipal da Bahia. Um delegado da Polícia Civil do Pará também participa como aluno do curso.

Representando o estado de Alagoas, o chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, e a cabo Larissa Artemis, ambos pertencentes à Polícia Militar de Alagoas, ministrarão conteúdos sobre metodologia, aspectos essenciais e confecção do plano de defesa.

Segundo o tenente-coronel Raumário Jerônimo, os alunos terão, ao longo da semana, contato com dados do histórico de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), noções de gerenciamento de crises, além de disciplinas que irão abordar a análise de risco, metodologia e aspectos essenciais para a confecção de um Plano de Defesa.

O curso é coordenado em nível local pelo major PM BA Erico, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), e em nível nacional pelo delegado André Gossain, da Polícia Civil do Maranhão, atualmente cedido ao MJSP, atuando na Diretoria de Operações Integradas (DIOPI). Ele disse que o objetivo do curso é treinar as forças de segurança de diversas esferas, tanto estaduais quanto federais, para atuar da forma correta em um eventual caso de domínio de cidades ou outro evento de alta complexidade.

“As forças de Segurança Pública agem com integração e pré-treinamento e executam um plano de defesa para que, em acontecendo esse grave delito, não haja nenhuma morte de cidadão inocente ou de policiais em um eventual combate ou tiroteio. A ideia do curso é promover esse treinamento técnico que vise preservar vidas e consiga aplicar os direitos humanos, usando a integração de todas as forças do sistema de segurança de forma eficiente”, disse.

Durante o curso, haverá ainda um exercício simulado de domínio de cidades, semelhante aos realizados em Alagoas pela Segurança Pública, para que os alunos possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo da semana. “A cidade de Eunápolis já foi alvo de um ataque de domínio de cidades em 2018, então é muito importante todo esse treinamento para que as forças de segurança estejam capacitadas e a população também assista para entender como agir e auxiliar a Segurança Pública na neutralização desses ataques”, explicou o tenente-coronel Raumário Jerônimo.