A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu estado de alerta hidrológico nesta segunda-feira (19), após observar elevações preocupantes nos níveis de rios e lagoas em diversas regiões do estado.
O monitoramento hidrometeorológico atualizado ao final da tarde detectou que vários cursos d’água ultrapassaram limites de atenção e seguem com tendência de elevação, especialmente em municípios da Zona da Mata, Litoral Norte e Região Metropolitana de Maceió.
O rio Jitituba, no município de Flexeiras, registrou elevação máxima durante a madrugada, estabilizou pela manhã e voltou a subir no período da tarde, atingindo 312 cm. Há risco de alagamentos caso as chuvas se intensifiquem nas próximas horas.
Já o rio Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, apresentou nível de 434 cm, com risco de transbordamento ainda na noite desta segunda-feira. Situação semelhante foi observada no rio Manguaba, em Porto Calvo, que alcançou 249 cm, aproximando-se da cota de transbordamento.
O rio Camaragibe também inspira atenção nas áreas mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe, que podem sofrer impactos com o aumento do volume de água previsto para as próximas horas.
As lagoas Manguaba e Mundaú também apresentaram alterações.
Em Marechal Deodoro, a lagoa Manguaba atingiu 217 cm, perdendo sua oscilação natural – sendo que a cota de transbordamento é de 270 cm.
Em Maceió, a lagoa Mundaú chegou a 78 cm, também em elevação, com risco de transbordamento caso as chuvas persistam.
Diante desse cenário, a Semarh reforça a necessidade de acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como dos níveis dos rios e lagoas monitorados em tempo real.
A população pode acessar os dados atualizados pelos seguintes links:
Previsão do Tempo – Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao Monitoramento Hidrológico – Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).