Seminário sobre saúde mental promovido pelo Corpo de Bombeiros orienta pais de crianças atípicas

Evento terá palestras e pré-cadastros para processos de identificação de pessoas com TEA

Por Igor Ferreira* / Ascom CBMAL

01/04/2025 -

16:43h

Ascom CBMAL

o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), por meio do Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT), vai promover no dia 2 de abril o seminário “Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Resiliência para Pais Militares de Crianças Atípicas”. O evento será no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), das 9h às 12h.

A iniciativa tem como objetivo discutir os desafios enfrentados pelos militares que são pais e mães de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o encontro, serão abordadas questões relacionadas à conciliação entre vida profissional e familiar, estratégias de suporte e inclusão, além de informações sobre recursos jurídicos, administrativos e sociais disponíveis para essas famílias.

As palestrantes convidadas serão a psicóloga Karllene Farias, que abordará o burnout parental, e a advogada Vanessa Nobre Casado, para tratar dos direitos legais dos autistas diante dos planos de saúde. Além das palestras e debates, o seminário vai oferecer um pré-cadastro para processos simplificados de emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), crachás de identificação, placas de estacionamento e Registro Geral (RG) para portadores de TEA.

O evento é voltado a pais e mães de crianças atípicas pertencentes à Corporação, bem como a comandantes, subcomandantes de unidades, superintendentes, diretores e chefes de seções. A proposta reforça o compromisso do CBMAL com o bem-estar e qualidade de vida de seus integrantes e familiares.

*Sob supervisão