A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lança, nesta quinta-feira (15), às 10h, a ferramenta Assina Aí, com o objetivo de modernizar e padronizar a gestão de eventos internos e institucionais do Governo de Alagoas. A ferramenta ficará disponível para todos os órgãos do Estado.
Com o Assina Aí, será possível criar listas digitais, coletar assinaturas eletrônicas e monitorar a participação dos inscritos em tempo real, agilizando o registro de presença nos eventos. A superintendente de Modernização da Gestão da Seplag, Deisielle Souza, destaca que o sistema foi desenvolvido para atender às necessidades de controle, rastreabilidade e proteção de dados na administração pública.
“A iniciativa visa automatizar os processos, garantindo mais agilidade, padronização e segurança no registro das atividades institucionais”, afirma.
A ferramenta possibilitará o registro de presença por QR Code ou PIN, além de permitir a exportação de dados em formatos como PDF e XLSX e gerar relatórios automáticos (dashboards). Esses recursos facilitarão a gestão e promoverão maior eficiência administrativa, ao mesmo tempo em que implementam critérios rigorosos de segurança da informação, assegurando a rastreabilidade dos dados.
Idealizada para resolver a morosidade na coleta de assinaturas físicas e a falta de padronização nas listas de presença, o Assina Aí também busca mitigar riscos relacionados ao vazamento de dados pessoais, oferecendo maior segurança e centralização da informação.
“Ao deixar de lado as listas impressas, o Estado economiza recursos, reduz o uso de papel e ainda contribui com o meio ambiente. O Assina Aí é mais um avanço no processo de modernização da gestão pública do Governo Paulo Dantas, com apoio da secretária Paula Dantas à frente da Seplag”, afirma o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Vargas.