A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, uma roda de conversa com dependentes químicos e pessoas em situação de rua atendidas pela Casa de Passagem e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do município de Palmeira dos Índios. O encontro reuniu 15 participantes, nesta quarta-feira (15), em um momento produtivo de conscientização sobre os riscos do uso de drogas.
Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, as atividades fazem parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev. A roda de conversa, segundo ele, é um instrumento que possibilita a horizontalidade dentro das relações, motivando a produção e ressignificação de saberes inspirados na experiência coletiva.
“A roda de conversa é uma ferramenta terapêutica muito eficiente no trabalho de conscientização e mudança de mentalidade para o dependente químico. Por meio dos relatos dos participantes e de informações compartilhadas pelas equipes técnicas, conseguimos trabalhar de forma efetiva essa tomada de consciência, consolidar a ciência dos participantes acerca dos riscos desse tipo de substância e prevenir sua reincidência no uso de entorpecentes”, explica.
Na oportunidade, as equipes itinerantes também realizaram busca ativa por dependentes químicos e sensibilização da população acerca do uso abusivo de álcool e outras drogas. A ação resultou no acolhimento de duas pessoas, que serão encaminhadas para tratamento em uma das comunidades terapêuticas credenciadas à Rede Acolhe.
ACOLHIMENTO
A ajuda profissional pode ser um fator decisivo para quem deseja vencer a dependência química. Se você busca atendimento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.