As secretarias de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) promoveram nesta quinta-feira (3) a primeira Ação Social de Empregabilidade direcionada aos egressos do sistema prisional alagoano que buscam novas oportunidades de trabalho e renda.
A unidade móvel do Sine Alagoas esteve na Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social (Getras) da Seris, em Maceió, onde atendeu os egressos. A ação proporcionou, dentre outras coisas, orientação para acesso à carteira de trabalho, ofertas de cursos e vagas de emprego e cadastro, atualização de currículos e encaminhamento para entrevistas de emprego.
As equipes da Seris também levaram atendimento jurídico e de enfermagem, além de oferecerem a atualização do cadastro dos conveniados dos regimes aberto e semiaberto. Na oportunidade, também foram entregues certificados do curso de Segurança Patrimonial, em parceria com o Senac, a 14 egressos do sistema prisional.
“Todos têm direito a uma nova chance. Temos o cuidado com o reeducando quando ele está preso e com os egressos com a possibilidade de reinseri-los à sociedade. É um compromisso do governador Paulo Dantas proporcionar dignidade a todos os alagoanos”, destacou o secretário Diogo Teixeira, da Seris.
Cláudia Simões, secretária Executiva de Política de Ressocialização da Seris, ressaltou a importância da parceria que envolve as duas secretarias, valorizando as oportunidades que serão apresentadas aos egressos. “É nosso objetivo oferecer oportunidade para que essas pessoas não venham a reincidir. Acredito que sem trabalho o homem não tem dignidade. É uma forma dele não ter que voltar a cometer delito”, afirmou.
“Com essa ação, junto com a Seteq, atendemos aqueles egressos, pessoas que já cumpriram suas penas para que voltem ao convívio e possam entrar no mercado de trabalho”, afirmou a gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris (Getras/Seris), a policial penal Evany Vianei Cavalcante.
O secretário Executivo do Trabalho, Emprego e Qualificação, Erik Silveira, participou da ação e destacou a importância de promover oportunidades também para os ex-reeducandos, agora egressos: “A Seteq leva oportunidades com o Sine Alagoas para todos os alagoanos. Hoje nossa ação foi em parceria com a Seris para também atender a esses alagoanos que já pagaram suas dívidas com a sociedade e que merecem uma oportunidade de recomeço. O trabalho transforma vidas e o compromisso do governo Paulo Dantas é que todos os alagoanos tenham essa oportunidade.” – ressaltou Erik
Daniel da Cunha foi um dos atendidos na ação. Ele tem o sonho de ter a carteira de trabalho assinada. Após cumprir pena em estabelecimento prisional, ele agora está em liberdade e em busca de um emprego formal. Na ação ele recebeu certificado do curso de Segurança Patrimonial. “A gente quer vender nossa mão de obra. Tenho sete filhos e não tenho vergonha disso. Quero um trabalho digno, ter uma oportunidade, ter uma carteira assinada”, destacou.