Servidores administrativos do Samu participam de curso sobre Primeiros Socorros

Curso, parceria com o Cesmac, reforça o compromisso do Samu Maceió com a educação em saúde

Por Redação Agência Alagoas

16/04/2025 -

13:11h

Arnaldo Santtos

O Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió recebeu, na terça-feira (15), mais uma edição do Curso Básico de Primeiros Socorros, destinado, desta vez, aos servidores da área administrativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O curso foi realizado no auditório do Samu em Maceió, através de uma parceria com a Liga Acadêmica de Atendimento Móvel Pré-Hospitalar – Projeto de Extensão “Prontos Para Agir”, do Centro Universitário Cesmac, que tem como objetivo capacitar pessoas para que elas possam agir em momentos críticos (acidente), salvando vidas e ajudando aqueles que precisam, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Entre os temas abordados no curso, discutiu-se a Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Aprender como lidar com essa situação é fundamental no dia a dia. A situação acontece quando alimentos ou objetos bloqueiam parcial ou totalmente a passagem do ar pela laringe ou traqueia de crianças, adolescentes ou adultos.

Foi destacado pelos acadêmicos de medicina que quando uma obstrução é grave pode levar a pessoa à morte em poucos minutos se não houver intervenção rápida, por isso a importância do curso para atuar, rapidamente, quando houver um caso real. Independente se o caso seja grave ou não é recomendável que a pessoa que esteja prestando o socorro chame os profissionais do Samu pelo 192.

O curso ensinou como identificar o tipo de engasgo e os procedimentos corretos para desobstrução, além de técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias com torniquetes, e cuidados em crises convulsivas.

Para a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, a capacitação é essencial. “Mesmo que esses servidores não atuem diretamente no atendimento pré-hospitalar, os conhecimentos de primeiros socorros podem ser aplicados em qualquer lugar, ajudando a salvar vidas dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou.

Um dos coordenadores do projeto “Prontos Para Agir”, o enfermeiro e professor do Cesmac Helder Delano Barbosa Farias destacou a importância da iniciativa. “A Liga é formada por estudantes de medicina com o propósito de levar conhecimento à população. Foi uma honra participar dessa capacitação no Samu e ver o engajamento dos profissionais administrativos”.

A servidora da Coordenação Administrativa, Lucicleide Miguel, participou ativamente do curso e aprovou a experiência. “Hoje tive a oportunidade de aprender sobre RCP, hemorragias, crises convulsivas e engasgos em adultos e crianças, que podem ser situações comuns no nosso dia a dia, e o conhecimento básico pode fazer toda a diferença na hora de ajudar alguém”.

O coordenador do Nep do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, destacou a parceria. “Projetos como esse mostram que saúde e ensino devem caminhar juntos. Foi um momento especial da Liga, pois tenho certeza de que os servidores irão aplicar o que aprenderam e ajudar a salvar vidas”.

O curso reforça o compromisso do Samu Maceió com a educação em saúde, levando capacitação para além dos profissionais assistenciais e preparando toda a equipe para agir com rapidez e eficácia diante de emergências.