Sesau assegura mais de 280 mil regulações em 2024 e agiliza assistência aos alagoanos

A regulação abrange internações, exames diagnósticos, cirurgias especializadas e realização de transferência por via terrestre e aérea

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau

31/12/2024 -

18:43h

Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerra o ano de 2024 com números que comprovam seu compromisso com o bem-estar da população. Ao longo do ano, por meio da Central de Regulação de Leitos, foram realizadas 281.819 regulações, abrangendo internações, exames diagnósticos e cirurgias especializadas.

Ao todo, foram executadas 257.621 regulações de procedimentos ambulatoriais e 396 regulações de pré-natal de alto risco. Também foram registradas 23.802 regulações por meio do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que assegura a assistência integral à saúde de alagoanos que necessitam se deslocar para outros Estados, visando dar continuidade ao tratamento de doenças que não dispõe de atendimento terapêutico em Alagoas.

A Central Estadual de Regulação de Leitos é responsável pela logística, organização e transferência de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. Ela transfere os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias. As transferências ocorrem para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares, que possuem leitos contratualizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Constatação

Morador de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, o professor Felipe Paulino, de 36 anos, é um dos exemplos da importância da Central Estadual de Regulação de Leitos. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi assistido no Hospital Regional da Mata (HRM) e, depois de ter seu problema de saúde diagnosticado, por meio do Programa Bate Coração, foi transferido para o Hospital do Coração (HC) Alagoano, em Maceió.

“Eu sou extremamente grato pelo Bate Coração e pela Central de Regulação. Tenho consciência que, se estou vivo, é devido a existência desta rede de assistência a pessoas com infarto, que interliga as unidades de saúde em prol de tratar da população”, disse o professor Felipe Paulino, que realizou cateterismo, angioplastia e colocou um stent no HC Alagoano.

Ambulatório

Além da regulação de leitos para internação, o serviço assegura regulações ambulatoriais em unidades da Sesau, possibilitando a realização de consultas e exames nas duas Clínicas da Família (CF), no HC Alagoano, Hospital da Criança (HCA), Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e no Hospital da Mulher (HM), todos em Maceió. O serviço também garante o agendamento de consultas no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, destaca que o resultado de 2024 reflete o esforço contínuo da pasta em promover um sistema de saúde mais acessível e eficiente, garantindo que pacientes de diversas regiões tenham acesso a atendimentos essenciais, de média e alta complexidade. “O sucesso desses números é atribuído à gestão integrada, ao uso de tecnologias modernas e à capacitação contínua dos profissionais de saúde, que trabalham para otimizar os fluxos de atendimento e oferecer um serviço mais humanizado”, salienta o gestor.

Assistência

O mecânico Deraldo dos Santos, de 53 anos, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, em Maceió, após sentir fortes dores no peito. Na unidade, ele foi diagnosticado com Infarto Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, e transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi submetido a um cateterismo e angioplastia.

“Quando estive na UPA fui bem assistido e tive a sorte de encontrar o mesmo médico. Como os exames apresentaram alterações, solicitaram a transferência para o HGE, e eu fui conduzido no mesmo dia, tendo sido atendido pela equipe de cardiologia, que me atendeu muito bem”, ressaltou o mecânico.

Ações de saúde

Ainda durante o ano de 2024, a Sesau também realizou mais de 50 mil atendimentos com ações de Saúde nas Grotas, 12.520 atendimentos com o serviço de saúde itinerante e 3.466 atendimentos no Ponto Fixo de Saúde no Flexal. Além de 5.217 atendimentos na primeira edição do Programa Saúde Até Você, que ocorreu no dia 8 de dezembro, na Grota do Cigano, no bairro  do Jacintinho, em Maceió.