A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas (CEPPSAL) vão promover Rodas de Conversa sobre a Prevenção e Posvenção do Suicídio. O evento, que é aberto ao público, ocorrerá nesta sexta-feira (23), das 11h30 às 17h, no térreo do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, em frente às Lojas Renner.
O objetivo da iniciativa é divulgar estratégias de prevenção e posvenção do suicídio. Também durante o evento, será abordado o que fazer e o que não fazer para ajudar outras pessoas que apresentam pensamentos suicidas, com base em estudos científicos realizados por especialistas.
A presidente do CEPPSAL, médica Delza Gitaí, destaca a importância da realização do evento voltado à temática da saúde mental.
“Queremos convidar as pessoas à reflexão, compreensão, conhecimento e ação, desmistificando o tabu sobre a questão do suicídio, para diminuir a ocorrência desses casos na nossa sociedade alagoana”, explicou.
Isso porque, segundo Delza Gitaú, no Brasil, o panorama dos casos de suicídio é preocupante. Os dados mostram que há uma alta incidência entre jovens e idosos a partir de 60 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil a média de suicídios chega a 6,5 por cem mil habitantes. Já em Alagoas, os números são menores que a média nacional, chegando a 4,5 por cem mil habitantes.
“E na região Agreste do Estado há municípios com números altos de incidência de suicídios e tentativas de suicídios, como é o caso de Arapiraca. Por esta razão, o tema deve ser debatido, discutido e desmistificado”, frisou Delza Gitaí, que já foi reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Programação
A abertura do evento sobre Prevenção e Posvenção do Suicídio será iniciada às 11h30, com uma apresentação musical do psicólogo Sérgio Marques. Na sequência, haverá uma apresentação da Banda do Programa Ronda no Bairro e, às 14h, ocorrerá a primeira roda de conversa com o tema Políticas Públicas para a Prevenção e Posvenção do Suicídio.
Às 15h, uma roda de conversa vai abordar o tema Prevenção e Posvenção em populações mais atingidas pelo suicídio, onde haverá representantes das populações negra, LGBTQI+ e idosa. Encerrando o evento, às 17h a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) fará uma apresentação.
Onde Buscar Ajuda
Vale lembrar que pessoas com tendências suicidas podem encontrar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Também é possível procurar o Centro de Valorização da Vida em Alagoas (CAVIDA), por meio do telefone 82 99333 – 2375. Em casos de emergência, também é possível obter ajuda por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo CBM/AL.