Sesau e Conass discutem o alinhamento de projetos e implantação do Proadi-SUS em Alagoas

Programa tem o objetivo de apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau

19/09/2024 -

18:32h

Marco Antônio/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, nesta quinta-feira (19), de uma reunião com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para analisar as estratégias para a implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) no Estado. O encontro foi realizado na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió.

O Proadi-SUS, criado em 2009, é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). O objetivo é apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de projetos que alcançam Estados e municípios, segundo critérios definidos pelo MS.

Alagoas aderiu a um dos projetos liderados pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, em 2022, que prevê a teleconsulta com médicos especialistas, na Atenção Primária em Saúde (APS). O projeto beneficia diretamente os pacientes e ainda fomenta a capacitação contínua de médicos da APS nos 102 municípios alagoanos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do encontro para o desenvolvimento do Proadi-SUS. “Recebemos companheiros queridos do Conass, que nos ajudaram na habilitação dos nossos hospitais em Brasília. Hoje, a equipe do Conass está aqui para nos orientar sobre os próximos passos do triênio Proadi-SUS, programa que nos ajuda a levar, ainda mais qualidade à saúde pública”, frisou.

Para o triênio 2024-2026, o Conass propõe ao Estado os projetos “Cuidados paliativos no SUS: apoio a implementação da política na jornal de cuidados paliativos”; “Fortalecimento da avaliação de tecnologias de saúde nas secretarias estaduais de saúde”; “Fortalecimento da função gestora da SES na consolidação”; além da continuidade da “Assistência médica especializada na região Nordeste”, por meio da telemedicina (TeleNordeste).

Presentes no encontro, como representantes do Conselho Nacional, o secretário executivo, Jurandir Frutuoso, e o coordenador de Desenvolvimento Institucional, René Santos, ressaltaram que a atual gestão da Saúde de Alagoas tem demonstrado compromisso com a saúde pública.

“É um motivo de muito orgulho vir a Alagoas e poder conversar com a equipe do nível central sobre a importância do Proadi-SUS, para analisarmos juntos o desenvolvimento das atividades que já estão sendo realizadas e quanto podemos melhorar. Também destaco a visita ao Hospital do Coração e ainda tive o prazer de visitar o Memorial Adib Jatene, que para nós é um exemplo de médico, um exemplo de homem”, destacou Frutuoso.