Sesau garante custeio de tratamento para criança com Atrofia Muscular Espinhal

União vai garantir a medicação e Alagoas o tratamento da pequena Maria Helena

Por Redação Agência Alagoas

27/03/2024 -

09:47h

Marco Antônio - Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) irá custear todo o tratamento da pequena Maria Helena, de 1 ano de 11 meses de idade, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 2. A decisão foi tomada pelo gestor da pasta, o médico Gustavo Pontes, durante reunião nesta terça-feira (26), com a família da criança.

Segundo o titular da Sesau, ficou acordado que a União irá custear o valor da medicação e o Estado todo o tratamento necessário para a Maria Helena. “Hoje sentamos com a família da Helena e tivemos a notícia de que o medicamento será comprado pelo Ministério da Saúde e, como contrapartida, todo o custeio do tratamento, que engloba a aplicação da medicação, ficará por conta do Estado”, informou.

“O governador Paulo Dantas me confiou esta missão e hoje disse ao pai e à mãe da Helena que não se preocupem. Emitimos um documento, assinado por mim, nos responsabilizando por todo o custeio do tratamento. O governador me recomendou que deveria ser feito dessa forma. Nós vamos custear todo o tratamento e a União custeia a medicação”, reforçou o médico e secretário, Gustavo Pontes de Miranda.

A mãe da criança, Dayze Kelly, esteve presente na reunião e saiu satisfeita com o resultado obtido. “Em nome da minha família, hoje estou aqui com o coração grato e agradecendo ao Estado pela oportunidade de poder salvar a vida da minha filha. Agradeço ao secretário e ao governador pelo apoio”, disse.

Durante a reunião foi assinado um documento de declaração, com o compromisso de que a Sesau irá arcar com os custos médicos e hospitalares. Eles serão necessários para a aplicação do medicamento Zolgensma, quando autorizada a aplicação pelo Ministério da Saúde (MS).