Sesau promove acolhimento de novos profissionais do Programa Mais Médicos

Iniciativa reuniu profissionais e gestores que atuam no programa no estado de Alagoas

Por Redação Agência Alagoas

09/05/2025 -

09:29h

Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (8), um encontro de profissionais do Programa Mais Médicos em Alagoas. A ação ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió, e reuniu gestores e profissionais que atuam no serviço, além de representantes do Ministério da Saúde.

Os novos profissionais irão se juntar aos mais de 300 médicos que já atuam no Estado. O Programa Mais Médicos, que teve início em 2013, tem como meta o fortalecimento da Atenção Primária, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por resolver cerca de 80% dos problemas de saúde.

De acordo com a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, o programa tem se destacado pela ampliação da acessibilidade da população a serviços de saúde. “São 337 médicos que fazem parte do programa e proporcionam atendimento técnico e humanizado em todas as regiões de Alagoas”, salientou.

Segundo o assessor técnico do Ministério da Saúde, Alexandre Batista, o acolhimento feito pela Sesau serviu para que esses novos profissionais saibam a situação que irão encontrar nos municípios para os quais foram designados. “O acolhimento também foi importante para evidenciar quais as responsabilidades dos médicos e das secretarias municipais de Saúde, além de propiciar discussões sobre os desafios e alcance do programa”, destacou.

Presente ao evento, o médico Cristóvão Wanderley, que atua no Programa Mais Médicos em Maceió, destacou a oportunidade de compartilhar conhecimento junto aos colegas que trabalham na Atenção Primária. “Eventos assim são importantes para que a comunidade médica do programa conheça diferentes realidades, além de aprender novas normas e objetivos da assistência, sempre com a saúde e bem estar da população como norteadores das ações”, reforçou o médico.