Sesau promove capacitação sobre tratamento contra o tabagismo para técnicos municipais na quinta-feira

Participantes terão acesso a conteúdos voltados às pessoas que desejam parar de fumar atendidas nos Núcleos de Apoio ao Fumante

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau

07/04/2025 -

16:05h

Marco Antônio / Ascom Sesau

O Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove uma capacitação sobre o tratamento de fumantes para servidores da saúde de 12 municípios alagoanos. O evento vai ser realizado na próxima quinta-feira (10), das 8h às 14h, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no conjunto Santo Eduardo, no bairro Poço, em Maceió.

O curso introdutório será ofertado para os novos servidores da área da saúde que passaram a integrar os Núcleos de Apoio ao Fumante (NAFs) nos municípios. Ele também será voltado para os profissionais de cidades que ainda estão em fase de implantação dos NAFs. Os participantes foram inscritos diretamente pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, os participantes terão acesso a conteúdos sobre as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Os técnicos também receberão orientações sobre a avaliação clínica de um fumante e os tipos de abordagem de trabalho com os pacientes dos NAFs.

“Nosso objetivo é repassar importantes conhecimentos para esses profissionais que vão atuar nos Núcleos de Apoio ao Fumante dos municípios. Também vamos abordar sobre o combate ao cigarro eletrônico, um grande vilão da saúde. Estamos em constante sensibilização para que mais cidades alagoanas possam implantar NAFs, importantes instrumentos de assistência a quem é acometido por esse vício”, frisou Eunice Canuto.

A capacitação é voltada aos profissionais que atuam nos municípios de Feliz Deserto, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia e Campo Alegre. Também irão participar do evento, técnicos de Santana do Ipanema, Matriz do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Monteirópolis, Igreja Nova e Santana do Mundaú.