A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (5), o curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). A iniciativa acontece na sede da Escola de Governo de Alagoas (Egal), no bairro do Centro, em Maceió, e reuniu coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos municípios das II e III Regiões de Saúde do estado.
O EpiSUS é um programa de formação em epidemiologia de campo, baseado na experiência prática, com uma carga horária teórica de menor proporção. São executadas ações nos serviços de saúde pública, enquanto os profissionais adquirem ou aprimoram competências.
O principal objetivo do treinamento é aprimorar a capacidade técnica profissional para atuação frente às investigações epidemiológicas, análises de situação de saúde e respostas a eventos e emergências em saúde pública de interesse nacional e internacional, no âmbito dos serviços do SUS, a exemplo do que ocorreu na pandemia da Covid-19.
O programa também visa assegurar conhecimento teórico-prático sobre a epidemiologia aplicada; subsidiar o desenvolvimento de competências profissionais entre os trabalhadores da saúde; estimular o desenvolvimento de competências profissionais para a resolução de problemas relacionados à vigilância em saúde; e incentivar a difusão de conhecimentos baseados em evidências.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, a enfermeira Waldinéia Silva, o curso busca preparar as equipes para tratar de emergências epidemiológicas na prática.
“O curso qualifica para o enfrentamento de surtos, epidemias e outras emergências de saúde pública analisando a realidade e desafios de cada região e a rede de assistência presente”, explicou.
Waldinéia destacou, ainda, que esta é a 3ª turma do curso e a primeira sendo ministrada integralmente por tutores alagoanos. “Com o apoio do Ministério da Saúde foram preparados profissionais para agir como multiplicadores do conhecimento ampliando a celeridade e alcance da formação em Alagoas”, reforçou.
Beneficiada
Presente ao evento, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade de Maragogi, Maria Oliveira, destacou a importância da educação continuada para os profissionais da saúde. “O conhecimento é a principal arma para o aprimoramento profissional e para assegurar a segurança clínica da população. Iniciativas como esse curso enriquecem, não apenas os participantes, mas toda a rede de assistência à saúde de Alagoas”, ressaltou.