Sesau promove Encontro de Coordenadores Municipais de Vigilância da 1ª Macrorregião de Saúde

Iniciativa visa fortalecer o vínculo entre os profissionais e promover a integração das equipes

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau

16/04/2025 -

17:58h

Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (16), o Encontro de Acolhimento para Coordenadores de Vigilância Municipal da I Macrorregião de Saúde. O evento, que aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro de Maceió, teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os profissionais e promover a integração das equipes que atuam na linha de frente da vigilância em Saúde dos municípios.

Durante o encontro, os participantes acompanharam palestras das Superintendências de Vigilância e Controle de Doenças, da Vigilância Ambiental e Sanitária, e das Gerências de Análise de Saúde, de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, de Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância e controle de Doenças Não Transmissíveis e de Vigilância Sanitária.

Também foram apresentados o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thallyne Araújo, ressaltou que o encontro representou um momento para fortalecer o vínculo entre os municípios e o Estado.

“Estamos apresentando a Secretaria de Vigilância em Saúde, trazendo todas as Superintendências e Gerências, para que cada uma explique como funciona, trazendo as notas técnicas e normativas, os protocolos que são as diretrizes que temos para trabalhar com os municípios, visando a execução de ações nas cidades”, disse.

Unificação

Presente no Encontro de Acolhimento para Coordenadores de Vigilância Municipal, a diretora de Vigilância em Saúde de União dos Palmares, Cynara Macena, destacou a importância do evento para os municípios.

“É sempre gratificante participar desses encontros, pois fortalecem a união entre as coordenações, os municípios e as Vigilâncias Epidemiológicas, Sanitárias e Saúde do Trabalhador, além de mostrar o papel de cada profissional para que ele exerça seu trabalho com qualidade e unificação”, enfatizou.