Sesau promove papo inclusivo na terça-feira (18), em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista

O dia 18 de junho foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas comTranstorno do Espectro Autista (TEA)

Por Redação Agência Alagoas

14/06/2024 -

09:29h

Carla Cleto / Ascpom Sesau

A Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove, na terça-feira (18), um bate-papo inclusivo em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista. O evento será realizado no auditório da Faculdade Estácio, no bairro Jatiúca, em Maceió, a partir das 8h30.

A iniciativa é voltada para profissionais de saúde e educação, pessoas autistas e seus responsáveis e conta com 100 vagas. As inscrições encontram-se disponíveis através do link suped.capacitacao@gmail.com

O bate-papo contará com a participação dos palestrantes Katiúscia Vianna, que atua como terapeuta ocupacional; da criadora de conteúdo digital Junny Freitas, e Julius Schwartz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dia Mundial

O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado em 18 de junho e foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o reconhecimento e a informação sobre as pessoas com TEA são primordiais para o avanço das iniciativas de inclusão. “São pessoas altamente capazes, que podem ser perfeitamente integradas socialmente, sem estigmas, preconceitos e exclusão”, destacou.