Sesau promove Seminário Estadual de Triagem Neonatal para fortalecer diagnóstico precoce em recém-nascidos

O evento reuniu profissionais da saúde para discutir avanços, desafios e qualificação da assistência aos recém-nascidos em Alagoas

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau

03/07/2026 -

19:07h

Marco Antônio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) e Rede Alyne, promoveu, nesta sexta-feira (3), o Seminário Estadual de Triagem Neonatal. O evento, destinado aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde dos 102 municípios alagoanos, ocorreu no auditório do Centro Universitário Unima, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

O evento teve como objetivo qualificar os profissionais que atuam na atenção materno-infantil, evidenciando o quanto é importante os exames que compõem a Triagem Neonatal, entre eles o Teste do Pezinho, fundamental para a identificação precoce de doenças genéticas, metabólicas, endocrinológicas e infecciosas. O diagnóstico antecipado possibilita o início rápido do tratamento, contribuindo para reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida das crianças.

O assessor técnico da Sumca, Lucas Lucena, explicou que o seminário representou uma oportunidade para fortalecer a atuação dos municípios por meio da qualificação dos profissionais e da análise de indicadores da triagem neonatal.

“Além de promover a atualização técnica das equipes, apresentamos aos municípios os indicadores referentes ao período de 2022 a 2025. Esses dados servem como um importante instrumento de gestão, permitindo que cada município faça uma autoavaliação do seu desempenho ao longo dos últimos quatro anos, identifique avanços, reconheça desafios e planeje estratégias para ampliar a cobertura e qualificar ainda mais a assistência aos recém-nascidos”, enfatizou.

A coordenadora do laboratório responsável pela Triagem Neonatal em Alagoas, Fátima Cunha, destacou que o Estado tem alcançado resultados expressivos graças à ampla rede de coleta implantada nos 102 municípios alagoanos.

“Alagoas é referência na realização da Triagem Neonatal e esse avanço é resultado do trabalho integrado entre o laboratório de referência e os municípios. Em 2025, alcançamos uma cobertura de quase 96% dos recém-nascidos, um índice que demonstra o compromisso das equipes de saúde em garantir que o exame seja realizado no tempo adequado”, salientou.

Segundo a profissional, o Teste do Pezinho é o primeiro passo para uma vida saudável, porque permite identificar doenças antes mesmo do surgimento dos sintomas. “Com o diagnóstico precoce, conseguimos iniciar o tratamento imediatamente, evitando sequelas graves e até óbitos. Além disso, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, sediada na Maternidade Escola Santa Mônica, que acompanha essas crianças e oferece toda a assistência necessária para que elas tenham mais qualidade de vida”, afirmou Fátima Cunha.

Momento de atualização

Participando do treinamento, o assessor técnico da Atenção Primária do município de São Luis do Quitunde, enfermeiro Girland Costa, pontuou que a capacitação contribui para a atualização dos profissionais e para o aprimoramento dos serviços ofertados à população.

“Momentos como este são fundamentais para qualificar nossas equipes e alinhar os fluxos de atendimento. A troca de experiências e o acesso a informações atualizadas nos permitem fortalecer o município, garantindo um acompanhamento mais eficiente e um diagnóstico precoce para os recém-nascidos”, afirmou.