Sesau realiza treinamento para uso de Desfibrilador Externo Automático

Exemplares do equipamento foram adquiridos e passarão a ser usados no HEA e Samu Arapiraca

Por Tony Medeiros / Ascom Sesau

29/07/2024 -

15:55h

Pedro Torres / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um treinamento de instrução técnica para a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA). A capacitação aconteceu no auditório do Centro de Referência e Assistência em Saúde de Arapiraca (Cria), em Arapiraca, e reuniu profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A capacitação foi ministrada por Mônica Furuya, integrante da empresa Ortopratika, que produz o equipamento. “É comum a gente encontrar este equipamento em hospitais privados, em públicos não. Então, eu parabenizo a Sesau pelo investimento em tecnologia na saúde pública. A gente faz esta capacitação técnica, tira dúvidas e faz o acompanhamento para os profissionais terem a segurança de utilizar este equipamento”, frisou.

A capacitação contou com as explicações da enfermeira Juliana Ribeiro. Ela contou com a colaboração de voluntários para fazer a demonstração de uso do DEA, através de uma aula com teoria e prática sobre os componentes que vão fazer parte da rotina dos profissionais de saúde do HEA e Samu Arapiraca.

“Com certeza o DEA vai ajudar a salvar muitas vidas com tecnologia e agilidade na ação dos profissionais. E foi muito importante a participação de todos estes profissionais, tirando dúvidas e participando ativamente do treinamento para compreender o funcionamento do equipamento, que é muito prático”, analisou Juliana Ribeiro.

De acordo com o coordenador de patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson Lima, os equipamentos mais antigos são manuais, mas, com o DEA, os profissionais terão a tecnologia como aliada no processo de agilizar o trabalho para salvar vidas. “Ele chega para somar com nossa estrutura. Vamos distribuir os desfibriladores portáteis em setores do Hospital de Emergência do Agreste, com a finalidade de termos mais um equipamento mais eficiente para salvar vidas”, afirmou o coordenador de patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson Lima.

A enfermeira do Samu Arapiraca, Daiana Higino, salientou que o treinamento é de suma importância para que os profissionais que prestam assistência pré-hospitalar móvel estejam aptos a utilizar o Desfibrilador Externo Automático. “Com nós do Samu fazemos o primeiro contato com as vítimas de um acidente, por exemplo, a utilização do DEA vai ser muito importante para nós profissionais e irá fazer muita diferença na vida de muitas pessoas”, declarou.