Sesau reforça a importância da vacina contra o HPV para prevenir o câncer de útero

Imunizante está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau

18/10/2024 -

19:23h

Carla Cleto / Ascom Sesau

No mês marcado mundialmente pelos cuidados com a saúde da mulher, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra Papiloma Vírus Humana (HPV), doença que pode ocasionar o câncer de útero. O imunizante, que é seguro e eficaz, conforme estudos técnicos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conta com um esquema vacinal de dose única, sendo voltado para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos de idade.

O HPV é um vírus que contamina pele ou mucosas de forma oral, genital ou anal, tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais e câncer, a depender do tipo de vírus.  A infecção pelo vírus não apresenta sintomas na maioria das pessoas e, em alguns casos, pode ficar de meses a anos sem manifestar sinais visíveis a olho nu.

A técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), a enfermeira Amélia Albuquerque, ressalta que a vacinação é uma das estratégias mais importantes para prevenção da infecção pelo vírus HPV. Ela explica que, anteriormente, o esquema vacinal era composto de duas doses, mas foi alterado pelo Ministério da Saúde.

“Atualmente o Ministério vem fazendo atualizações nas estratégias de vacinação para o HPV para poder abranger diversas idades e que completem o esquema vacinal. Uma das estratégias, além da dose única, é a captação de adolescentes de 15 a 19 anos que não tiveram a oportunidade de serem vacinados na faixa etária recomendada podem procurar uma unidade de saúde e se vacinarem”, orientou Amélia Albuquerque.

O imunizante está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos. Amélia Albuquerque salienta, ainda, que os pais devem ficar atentos e devem vacinar seus filhos contra o HPV, assegurando que estejam protegidos contra doenças que podem levar à morte.

“A vacina faz parte do calendário vacinal e é ofertada durante o ano todo, mas é fundamental que os pais e responsáveis de meninos e meninas desta faixa etária fiquem atentos à importância da vacinação. O imunizante previne contra quatro tipos do vírus e o câncer do colo do útero, segunda doença que mais mata mulheres no Brasil. Já no caso dos meninos, ajuda no combate ao câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas”, frisou.

Em Alagoas, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no ano de 2024, foram aplicadas 47.468 de vacinas contra o HPV.

“A cobertura vacinal do Estado é considerada na média, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde que é de 95%, mas com a mudança  no esquema da vacinação esperamos aumentar ainda mais o número de doses aplicadas em Alagoas”, finalizou a enfermeira do PNI/AL, Amélia Albuquerque.