A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) prosseguirá, no mês de julho, com o cronograma de capacitações sobre o “Diagnóstico Precoce e Manejo Clínico da Hanseníase”, doença caracterizada por manchas avermelhadas na pele, falta de sensibilidade e perda da força nos membro. Desta vez serão contemplados os técnicos que atuam na Atenção Primária dos municípios que integram a IX Região de Saúde, formada por 15 municípios do Sertão alagoano.
No dia 5 de julho, o treinamento teórico será direcionado aos técnicos de Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Canapi, Olivença, Dois Riachos e Santana do Ipanema. A ação vai será realizada das 8h30 às 17h, no Campus Sertão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), situado em Santana do Ipanema. Já no dia 12 de julho, no mesmo local e horário, será realizado o treinamento prático.
Os municípios de Pão de Açúcar, Palestina, Carneiros, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Olho d’Água das Flores terão o treinamento teórico no dia 19 de julho, também das 8h30 às 17h, em São José da Tapera. No mesmo local e horário ocorrerá o treinamento prático no dia 26 de julho.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle à Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz, as capacitações são importantes, pois atuam como sensibilizadoras dos profissionais, além de dotá-los de conhecimento técnico sobre o diagnóstico e tratamento. “Por se tratar de uma doença contagiosa e com grande estigma social, o diagnóstico precoce é essencial para quebrar a cadeia de transmissão, evitando o surgimento de novos casos”, destacou.
Itanielly Queiroz lembrou que o tratamento é completamente assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os remédios são distribuídos exclusivamente pela rede pública de saúde e não podem ser adquiridos em farmácias. Por isso é essencial que as pessoas procurem o atendimento médico de forma regular”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, a atualização de conhecimentos é essencial para os profissionais de saúde, e a capacitação irá atingir todos os municípios alagoanos ainda esse ano. “Estamos concluindo as etapas de capacitação em agosto, garantindo assim que os alagoanos tenham acesso a melhor assistência possível, segundo os protocolos estabelecidos em âmbito nacional e internacional”, salientou, ao informar que este ano o estado registrou 81 novos casos da doença.